Boa tarde gestores,
A Iveco acaba de negociar uma encomenda recorde de ônibus
híbridos diesel-elétricos com a cidade francesa de Dijon. No acordo estão
previstos a entrega de 102 veículos, sendo 41 standard e 61 articulados,
baseados nos modelos Citelis de 12 e 18 metros. Com esta venda, a montadora
amplia o número de coletivos, com esta matriz energética, em circulação na
França, no total, são quase 200 unidades circulando nos municípios de Poitiers,
Toulon, Paris e na ilha de La Reunion.
"Seguindo sua vocação de empresa inovadora, a Iveco
está na vanguarda da popularização dos combustíveis alternativos, como esses
ônibus híbridos comprovam”, destacou Franco Miniero, vice-presidente da divisão
de ônibus da empresa. “Os veículos híbridos diesel-elétricos da Irisbus Iveco
são de 25 a 35% mais eficientes e menos poluentes que um coletivo diesel
normal”.
A tecnologia proporciona uma menor cilindrada dos motores
a diesel tradicionais para este tamanho de veículos e também dispensa o uso de
propulsores de arranque, alternador e correias. Isso é possível graças à
utilização de energia elétrica para a partida quando o ônibus está imóvel, a
propulsão fóssil somente é acionada quando ele já está em andamento. Para
recarregar a bateria, a energia dispersada nas frenagens é acumulada e
reutilizada no momento da aceleração.
“Os resultados ambientais são significativos”, informa
Miniero. Estes veículos híbridos chegam a poupar meio quilo de CO2 emitido por
quilômetro. Levando-se em conta que um ônibus urbano percorre, em média, 50 mil
quilômetros por ano, há uma redução de 25 toneladas de CO2 jogados à atmosfera
neste período. Os motoristas também elogiam a tecnologia e afirmam que
proporciona mais conforto aos passageiros, uma vez que a retomada do trem de força
é mais suave.
Sucesso a todos,
Comentários