Boa tarde gestores,
O projeto de novos produtos é um elemento básico na obtenção da vantagem competitiva, podendo ser diferenciado quanto ao seu custo, padronização, qualidade e confiabilidade.
Podemos utilizar duas estratégias para desenvolver um produto:
O projeto de novos produtos é um elemento básico na obtenção da vantagem competitiva, podendo ser diferenciado quanto ao seu custo, padronização, qualidade e confiabilidade.
Estudos demonstram que 80% dos problemas de qualidade
decorrem do projeto do produto e não dos processos produtivos.
O desenvolvimento de novos produtos é um campo específico de
trabalho e exige equipes multidisciplinares, e exige produtos funcionais, de
fácil utilização, deve possuir aspectos ergonômicos, ter estética, comandos
auto explicativos, e preocupação com o meio ambiente.
Product-out, a empresa desenvolve seus produtos com base na tecnologia existente, ou seja, desenvolve e fabrica o novo produto e passa o problema da procura de consumidores para o departamento comercial.
Market-in, a empresa ouve o consumidor e fabrica aquilo que o mercado procura, se antecipando e criando necessidades ou combinações de consumo para seus produtos.
Um bom projeto deve obedecer as seguintes técnicas.
DFA - Design for assembly, a facilidade de
montagem, seu o objetivo é projetar
um produto que possa ser facilmente
montado, ou seja estabelece meios para a montagem ser mais barata e otimizada.
DFM – Design for manufacture, a facilidade de
fabricação, seu objetivo é projetar um produto que possa ser facilmente
fabricado a um custo baixo, isso envolve a simplificação das operações, escola
japonesa de administração, Poka Yoke.
DFD – Design for disassembly, a facilidade para a
desmontagem, desenvolve um produto facilmente desmontável, de modo a facilitar
sua disposição após o uso, sua manutenção, recuperação ou recondicionamento.
DFE – Design for environment, adaptabilidade ao meio
ambiente, é o projeto de um produto que utilize em sua composição materiais
recicláveis ou biodegradáveis, e qua ainda possua em sua fabricação baixo
consumo de energia.
Product-out, a empresa desenvolve seus produtos com
base na tecnologia existente, ou seja, desenvolve e fabrica o novo produto e
passa o problema da procura de consumidores para o departamento comercial.
Market-in, a empresa ouve o consumidor e fabrica
aquilo que o mercado procura, se antecipando e criando necessidades ou
combinações de consumo para seus produtos.
O Processo de desenvolvimento de produtos.
Geração da ideia,
nessa fase a ideia inicial é lançada, seja a partir da tecnologia
disponível (Product-out) ou de estudos e pesquisas de mercado (market-in), são
considerados nessa fase:
Os aspectos internos da empresa, os recursos humanos,
materiais, financeiros, etc...
Os aspectos externos, nichos de mercado, concorrência,
tendências de tecnologia envolvida no processo, etc...
Uma análise SWOT, kkkkkkk sempre vai bem.....
Especificações funcionais, quais serão as funções do
produto, características básicas, como será fabricado, quais serão os
fornecedores de insumos, quais mercados serão atendidos, qual o custo e etc...
Seleção do produto, define-se um produto que atenda
os dois requisitos a anteriores,
Projeto preliminar, momento de utilizar as técnicas
(DFM, DFE e DFA) e a engenharia simultânea, o momento ideal para se utilizar
todas a habilidades e competências de todos os departamentos da empresa,
(escola de administração japonesa), como também hora de efetivar parcerias com
fornecedores e prestadores.
Construção de protótipo, dependendo do produto,
pode-se construir um modelo, uma amostra, para ser previamente testado.
Testes, o protótipo é submetido a testes, ou as
amostras são distribuídas para testes de linha, afim de verificar as respostas
do produto a situações previamente estabelecidas.
Projeto final, detalha-se o produto, com as folhas de
processos, listas de materiais, especificações técnicas, fluxogramas de
processos entre outros.
Introdução, coloca-se o produto no mercado, iniciando
a primeira fase do ciclo de vida do produto.
Avaliação, dependendo da empresa, faz-se um avaliação
do desempenho do produto, sendo então introduzidas as alterações necessárias
ou, tendo o produto já passado pela fase de maturidade e estando em declínio é
retirado do mercado.
Clique na imagem para ampliar. |
Documentação do produto
Explosão, faz-se um desenho do produto explodido como
o alternador acima.
Diagrama de montagem, define-se a sequência de montagem do produto.
Estrutura analítica, define-se a composição do
produto e seus níveis hierárquicos, como em um organograma.
Lista de materiais, lista-se todos os materiais que
compõe o produto, as quantidades a serem utilizadas também.
Sucesso a todos,
Comentários