Bom dia gestores,
De tempos em tempos
aparecem algumas palavras designando novas maneiras ou novas
ferramentas para a gestão, tipo assim, Cloud computing, Cloud
girlfriend, Cloudfare, mas piadas a parte, voltemos ao texto, ouvi
um conceito em uma entrevista e fiquei curioso. o Crowdsourcing
parece ir por esse lado das novidades da moda.
É bonito falar
termos em inglês, dá ideia de grandeza frente ao mercado e ao
anunciante, mas será que estamos vendo uma revolução ou mais do
mesmo com nome diferente?
O conceito é muito
interessante, não há duvida, é o uso da inteligência e
conhecimentos coletivos espalhados pela internet para resolver
problemas, normalmente as marcas recolhem essa inteligência que as
pessoas postam gratuitamente. Não há mais dúvidas, de que as
pessoas gostam de compartilhar além de baboseiras, o conhecimento
também.
Nesse momento, você está lendo um artigo que escrevo por
prazer. Assim como eu, milhares de pessoas estão fazendo isso agora, até muito mais do que esse simples artigo.
Mas será que isso já
não é feito há vários anos? Quando desenvolvemos novos produtos, utilizamos duas técnicas:
"Product-Out" onde de acordo com os processos e a tecnologia disponíveis desenvolvemos o novo produto e deixamos que o departamento comercial ache os consumidores, e:
"Market-in" onde é feita uma pesquisa de mercado identificando as necessidades do consumidor e a aceitação da marca, , ou seja, é perguntar as pessoas o que elas querem em um determinado produto. Como sempre digo em aulas, as Mídias Sociais são grande fonte de pesquisas, mas pesquisas já eram feitas antes da Internet, esse canal, só potencializou as marcas a descobrirem o que o consumidor quer.
"Product-Out" onde de acordo com os processos e a tecnologia disponíveis desenvolvemos o novo produto e deixamos que o departamento comercial ache os consumidores, e:
"Market-in" onde é feita uma pesquisa de mercado identificando as necessidades do consumidor e a aceitação da marca, , ou seja, é perguntar as pessoas o que elas querem em um determinado produto. Como sempre digo em aulas, as Mídias Sociais são grande fonte de pesquisas, mas pesquisas já eram feitas antes da Internet, esse canal, só potencializou as marcas a descobrirem o que o consumidor quer.
Fica a dica de não usar o conceito de crowdsourcing apenas por “modinha" e sim como entendimento do que o consumidor quer.
Comentários