Corredor de Paranaguá eleva exportações.

Bom dia gestores,

O corredor de Exportação do Porto de Paranaguá atingiu um volume de 3,4 milhões de toneladas de grãos. Este montante é 37% maior ao movimentado no ano passado. Diariamente, o corredor tem embarcado, em média, 65 mil toneladas.


Somente a quantidade de soja enviada ao exterior chegou a 1,6 milhão de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 117% ao mesmo período de 2011. Outro produto com bom desempenho é o farelo da soja, que obteve alta de 43%, chegando a 1,1 milhão de toneladas exportadas.

José Richa Filho, secretário de infraestrutura e logística do Paraná, solicitou a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) que invista nos projetos de expansão da capacidade estática do Porto para melhor atender a safra de grãos.

“Nos próximos 60 dias estaremos fechando o escopo das melhorias a serem executadas no corredor de exportação em caráter emergencial e para os próximos anos”, afirmou o secretário.

O plano de expansão do porto paranaense inclui a substituição de quatro armazéns de carga geral, que juntos possuem capacidade estática de 54 mil toneladas. Somado a isso, o projeto de modernização prevê a construção, na mesma área, de dois armazéns graneleiros com capacidade estática de 195 mil toneladas e rendimento operacional de duas mil toneladas por hora.

Além disso, a Appa pretende modernizar o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, com o objetivo de elevar os níveis de produtividade, reduzir perdas e principalmente atender às exigências ambientais e de controle de zoonoses.

Sucesso a todos,

Comentários