Cadeia de suprimentos, um comparativo entre WMS, ERP, MRP e MES.

Bom dia gestores,

A evolução do processo logístico, as parcerias, alianças e o desenho da cadeia de suprimentos, estão forçando os sistemas de gerenciamento de armazéns a focarem além da armazenagem e distribuição, o fluxo de recursos dentro e fora das operações da empresa.

A cadeia de suprimentos moderna normalmente foca na aplicação da tecnologia de WMS (“warehouse management system”, sistema de gerenciamento de armazéns) na automação do processo. Entretanto, líderes da indústria tiveram retornos significativos com a aplicação desta mesma tecnologia para gerenciar com mais eficiência e acurácia o fluxo de entrada das matérias-primas através do processo de manufatura também conhecido como logística de produção ou de planta.

Afinal de contas, a cadeia de suprimentos muitas vezes é definida como o fluxo de recursos dentro e fora das operações coletivas da empresa.

A logística faz parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e a estocagem dos produtos, serviços e informações relacionadas desde um ponto de origem até um ponto de consumo para atender à demanda do cliente.

A logística de produção gerencia os estágios progressivos do rastreamento e acompanhamento, começando com o transporte de entrada de matéria-prima dos fornecedores até uma instalação de processamento, estocagem e distribuição desse material assim que é transformado em produtos acabados.
Clique na imagem para ampliar

Os aplicativos de TI na logística podem ser subdivididos fundamentalmente por suas orientações operacionais e o papel que eles desempenham no processo da cadeia de suprimentos.

Existe uma lacuna funcional no espaço do software de execução típico entre os níveis do sistema de planejamento e controle da produção.

Esta lacuna é resultante das capacidades funcionais limitadas dos aplicativos de ERP (“enterprise resource plannign”, planejamento do recurso empresarial), MRP (“material requirements plan-ning”, planejamento da necessidade de material) e MES (“manufacturing execution system”, sistema de execução da manufatura) para controlar os recursos necessários para movimentar a matéria-prima da estocagem até o consumo. A pergunta é: O WMS pode mudar e operar em um ambiente de manufatura? A resposta é: Sim!

Ao se analisar se o WMS é a tecnologia de logística de produção apropriada, é importante saber qual problema de negócios principal um aplicativo foi concebido originalmente para solucionar.

Soluções de planejamento tais como o ERP foram concebidas originalmente como sistemas financeiros ou outros sistemas administrativos, para operar em um modo de transação em ‘batch’ e não são bem adequados para o mundo em tempo real da logística. As soluções de execução tais como o WMS são voltadas a tarefas e executam com base nas condições, restrições e prioridades em tempo real dos negócios.
Clique na imagem para ampliar

As empresas adotaram métodos diferentes para obter melhor controle e visibilidade do fluxo das matérias-primas orientadas principalmente pelos diversos níveis de complexidade encontrados dentro de suas operações de manufatura. Seja qual for a solução utilizada, à medida que o ambiente operacional vai se tornando mais complexo, as falhas de um aplicativo ficam mais aparentes através da introdução das ineficiências do processo. Estas ineficiências são resultado direto do aplicativo operando em um ambiente para o qual não foi projetado.

Tecnologias tais como ERP e MES podem ser, e têm sido usadas para atender às necessidades de fluxo de materiais dos fabricantes, porém elas não são destinadas, em termos de arquitetura, a executar com eficiência os processos complexos de fluxo de materiais. As soluções de execução da cadeia de suprimentos tais como o WMS são bem adequadas para lidar com o trabalho complexo de fluxo de materiais.
Clique na imagem para ampliar

Siga os passos

1 - Documente suas operações existentes de logística de produção e as taxas de fluxo de materiais.
2 - Defina as ineficiências do processo atual e quaisquer mudanças que o futuro crescimento e expansão irão impor no processo de manufatura.
3 - Avalie o retorno sobre o investimento e as necessidades de justificativas da implementação de um novo aplicativo.
4 - Obtenha o patrocínio da alta administração para a implementação de uma solução de logística de produção.
5 - Selecione e implemente uma solução de uma empresa capaz de atender as suas necessidades atuais e futuras de logística de produção.]

Sucesso a todos,

Comentários