Produto de maior valor agregado cresce em portos.


Bom dia gestores,

O Brasil aumentou o volume de importação e exportação de produtos com maior valor agregado em 2011, embora ainda seja majoritariamente um negociador de produtos primários.

Clique na imagem para ampliar

O volume de produtos transportados por contêineres nos portos do país cresceu 13% em 2011 em relação ao ano anterior. Os números são da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), responsável pelo setor.
A quantidade de carga encaixotada passou de 75 milhões de toneladas ao ano para 85 milhões, produtos como grãos e minérios vão em compartimentos gigantescos dentro de navios.

O maior crescimento se deu nas importações, com mais 17%. Já as exportações subiram 9%.

Houve crescimento de material industrializado transportado, mas cargas agrícolas com maior valor agregado, como açúcar e café, já saem do país em contêineres. Além do crescimento em volume, aumentou também a quantidade de contêineres importados e exportados no ano passado em 15%.

No total de 2011, foram 6,5 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner medindo 20 pés, ou 6 metros). Dessa quantidade, 5,5 milhões foram transportados em portos públicos.

Apesar do aumento, o volume de contêineres continua baixo em relação ao total de cargas movimentadas.

O predomínio de granéis não se alterou. Granéis são bens, como minério e soja, exportados quase em seu estado natural. Ao chegar em outro país são transformados em novos produtos de mais valor de venda.
Em 2011, o total de cargas transportadas nos portos do país cresceu 6% em comparação ao ano anterior.

O movimento de granéis sólidos correspondeu a 62% do total, sendo que 48% foram de exportações.

Sucesso a todos,

Comentários