Pensamento Inovador

Muita gente me pergunta como inovar em setores onde a concorrência é grande, ou onde tudo o que se possa imaginar já foi realizado. A chave da inovação está no olhar, um olhar diferenciado. Pense que tudo o que você já viu de interessante teve como foco de interesse um olhar diferente do usual, como uma tomada de câmera em um ângulo nunca antes filmado. O segredo está em fazer as pessoas olharem para pontos de vista que elas não tinham pensado em olhar antes, ou mesmo deslocar o contexto. Um exemplo de um olhar diferente está no filme O Senhor das Armas, no qual o filme inicia-se mostrando o tráfico de armas pelo ponto de vista de uma bala. Filmado de qualquer modo usual, seria apenas mais uma cena, mas mostrado tal como é, a coisa chama atenção e nos instiga a ver o resto do filme. Quanto ao deslocamento do contexto, trata-se de pegar o mesmo e fazê-lo em um contexto diferente. Um exemplo é o que fez a empresa de moda Banana Republic que, em sua segunda coleção, especializada na aclamada série Mad Men, apresentou seu desfile em... um avião, em pleno vôo, para surpresa de todos os passageiros. A estratégia da empresa foi brilhante, pois apresentou o desfile (que não tem muito espaço para inovação em sua estrutura) em um contexto radicalmente diferente. Um verdadeiro exemplo de olhar diferenciado. Vejam e inspirem-se:


Comentários