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A gestão da cadeia de suprimentos significa a integração
dos processos-chave de negócio do ponto de consumo até o ponto de origem,
processos estes que proveem produtos, serviços e informações que agregam valor
para os consumidores e outros stakeholders.
Nesta visão, o modelo de gestão da cadeia de suprimentos,
é baseado na integração de oito processos-chave de negócios das empresas, por
meio de suas cadeias de suprimentos:
1. Gestão do relacionamento com clientes;
2. Gestão do relacionamento com fornecedores;
3. Gestão de serviço ao cliente;
4. Gestão da demanda;
5. Processamento de pedidos;
6. Gestão do fluxo de manufatura;
7. Desenvolvimento de produtos e comercialização;
8. Gestão de retorno.
A gestão da demanda sob a perspectiva da gestão da cadeia
de suprimentos (SCM)
Dentre os processos para a gestão da cadeia de
suprimentos, está a gestão da demanda, que é o processo que procura balancear as
necessidades dos clientes com a capacidade de atendimento da cadeia. Nesse
sentido, o processo produtivo deve ser desencadeado a partir das necessidades
da demanda e essas necessidades é que devem mobilizar toda a cadeia de
suprimentos.
O objetivo da gestão da demanda é entender, influenciar e
gerenciar a demanda dos consumidores, alcançando resposta rápida em toda a
cadeia de suprimentos. Este conceito indica que a gestão da demanda não pode
ser considerada um processo isolado ou uma atividade resumida na previsão de
vendas. Faz-se necessário compreender quais são os limites e as interfaces
desse processo.
Abaixo, um modelo descritivo da gestão de demanda, com
uma visão completa e integrada. É completo na medida em que estuda a gestão da
demanda no plano estratégico e operacional. A estrutura do modelo permite que a
gestão da demanda seja compreendida a partir de todas as suas interfaces,
oferecendo, assim, uma visão integrada de seu relacionamento com outros
processos, funções organizacionais e elos-chave da cadeia de suprimentos. Nesta
perspectiva, o modelo divide a gestão da demanda em dois conjuntos: sub-processos
estratégicos e sub-processos operacionais.
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O processo de gestão da demanda é composto por
integrantes de diversos níveis e setores da organização, bem como
representantes de elos-chave da cadeia de suprimentos. Em função do caráter
estratégico, o time deve ser composto pelos gerentes de várias funções,
incluindo marketing, finanças, produção, compras e logística. Eventualmente,
colaboradores de outras áreas da empresa e representantes de fornecedores e
clientes estratégicos devem participar do time. Este é responsável pelo
desenvolvimento de procedimentos no nível estratégico e pela garantia da sua
implementação. No plano operacional, possui a responsabilidade de cuidar do
andamento diário do processo.
Os sub-processos estratégicos da gestão da demanda, são compostos por, definição dos
objetivos e estratégias da gestão da demanda; a definição dos procedimentos de
previsão; plano do fluxo de informação; definição dos procedimentos de
sincronização; desenvolvimento de sistemas de gestão de contingências;
desenvolvimento de indicadores de desempenho.
Os sub-processos estratégicos objetivam desenhar um
sistema eficiente para sincronizar oferta e demanda, abaixo podemos ver que s
sub-processos estratégicos, as atividades de cada um deles e as interfaces com
outros sete processos da gestão da cadeia de suprimentos.
Definição dos objetivos e estratégias da gestão da
demanda
Os objetivos do processo de gestão da demanda consistem
em determinar a previsão de vendas, sincronizá-la com a capacidade produtiva da
empresa e da cadeia, incorporar a estratégia da organização e mapear os
consumidores e suas necessidades.
O time responsável pela gestão da demanda deve ter uma
ampla compreensão da estratégia da organização, dos consumidores e das suas
necessidades, das capacidades da manufatura e da rede da cadeia de suprimentos.
As informações sobre a cadeia de suprimentos e os
clientes podem ser extraídas dos sistemas de Gestão de Relacionamento com Fornecedor
(Supplier Relationship Management – SRM) e da Gestão de Relacionamento com
Cliente (Customer Relationship Management – CRM), respectivamente.
Em termos estratégicos, o processo pode ter duas
orientações: aumentar a flexibilidade do sistema produtivo para atender à
demanda ou aperfeiçoar os métodos para redução dos erros de previsão. A
flexibilidade refere-se à habilidade de reagir rapidamente a eventos
inesperados e responder efetivamente a mudanças circunstanciais.
Definição dos procedimentos de previsão
É responsabilidade do time de execução definir
procedimentos para elaboração da previsão, definindo o seu enfoque. As decisões
que cercam esta definição consistem em determinar o nível de detalhamento,
abrangência da previsão e identificação das fontes de informação.
Diferentes partes da empresa podem necessitar de
diferentes níveis de previsão. Uma corporação pode usar procedimentos de
previsão para novos produtos ou para ofertas de tempo limitado diferente dos
usados para seus produtos-padrão. Consequentemente, ao introduzir um novo
produto, o time de previsão trabalha com fornecedores-chave e com o time de
vendas para desenvolver o planejamento da previsão. Com base nesse planejamento
e na avaliação de risco, uma quantidade de produção inicial é determinada. Nas
primeiras semanas após o lançamento do produto, o nível da demanda é observado,
podendo, assim, gerar um histórico e uma previsão mais acurada para o futuro.
Continua...
Sucesso a todos
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