Melhores práticas para a melhoria contínua - Parte 2

Bom dia gestores,

Continuando a matéria 

2. Coloque a meta que você acha que deve ser estabelecida das cinco exigências de sucesso de mais alta prioridade. Exemplo:


Meta: interpretando os resultados da pesquisa

Os cinco resultados-chave de uma pesquisa são:

- melhoria contínua
-  cultura
-  modelo de sucesso
-  manufatura vencedora
-  priorização das exigências de sucesso

 - Melhoria contínua é a base para as empresas vencedoras. A diferença entre mudança contínua e melhoria contínua é que a melhoria contínua é baseada numa direção consistente de para onde a empresa está rumando.

Melhoria contínua é um processo sem fim de melhorias. Melhora hoje, amanhã, no dia seguinte e assim por diante. Empresas de melhoria contínua não acreditam em programas de implementação nem em otimização. Entendem que os programas tendem a entrar e sair, mas o processo de melhoria contínua é permanente e sem fim. Sabem que a melhor solução de hoje é uma solução aceitável do mês seguinte e é uma solução obsoleta do próximo ano. Explorar o poder dos funcionários e promover o empowerment deles para continuamente melhorar a empresa é um pré-requisito da empresa vencedora.

 - Cultura, toda pessoa tem uma personalidade e toda empresa tem uma cultura. Na verdade, uma boa definição de cultura é que ela é a personalidade da empresa. Sua empresa tem uma cultura. Essa cultura tem evoluído e agora deve ser entendida e frequentemente alterada. A cultura de uma empresa de manufatura pode ser categorizada como:

Tipo I: Consistência estática
Tipo II: Inconsistência dinâmica
Tipo III: Consistência dinâmica

As empresas do Tipo I resistem à mudança. Elas se orgulham de manter o status quo e raramente percebem que existe uma oportunidade para melhorar, e os gerentes do tipo I acreditam:

1. “Temos otimizado nossas operações e não existem chances de melhoria,” e/ou
2. “Sempre fomos lucrativos; por que deveríamos mudar alguma coisa?” e/ou
3. “Se não quebrou, não conserte”.

Organizações do tipo I não apenas não vencerão, não sobreviverão.

As empresas do tipo II têm uma cultura de inconsistência dinâmica. Elas percebem que não são bem-sucedidas e estão ativamente instalando novos programas. Elas são empresas ocupadas. Todos estão numa ou duas forças-tarefas, mas ninguém tem a chance de trabalhar, pois o dia inteiro é gasto em reuniões. Não existe troca de direção para onde a empresa está rumando. Empresas de inconsistências dinâmicas estão buscando a administração por modismo.

A tabela abaixo apresenta alguns dos programas de manufatura que foram e continuam sendo perseguidos nas empresas do tipo II. Cada pessoa numa empresa do tipo II tem sua própria direção de manufatura.

Embora existam ilhas de sucesso, a manufatura como um todo não está melhorando.

Gerentes nas empresas do tipo II estão frustrados; quanto mais trabalham, mais parecem perder. Uma cultura do tipo II é perigosa e resultará na morte da empresa se não for substituída por uma cultura tipo III.
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Empresas do tipo III realmente entendem o significado da consciência dinâmica. Dinâmica indica melhoria contínua e consistência indica uma troca de compreensão da direção.

Empresas com uma cultura tipo III são guiadas por uma mentalidade “melhorar, melhorar, melhorar” baseada numa direção consistente. Empresas vencedoras têm uma cultura de consciência dinâmica.

Modelo de sucesso

Empresas vencedoras serão caracterizadas por uma cultura de consistência dinâmica. A direção consistente compartilhada da empresa pode ser mais bem expressa por um modelo de sucesso.

Aguardem a terceira parte dessa série.

Sucesso a todos,

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