Bom dia gestores,
Aguardem a continuação,
Sucesso a todos,
As empresas vencedoras
já adotam a melhoria contínua. A diferença é a abordagem que elas
usam para estabelecer suas prioridades existem quatro abordagens em
potencial para estabelecer prioridades de melhoria contínua:
1) de baixo para cima
2) de cima para baixo
3) Consenso de cima
para baixo
4) Consenso amplo
As duas primeiras
abordagens não são estruturadas e são pesadamente impactadas pela
perspectiva das pessoas que estabelecem as prioridades. Com a
abordagem de baixo para cima, as prioridades são estabelecidas pelos
indivíduos com uma compreensão detalhada de uma pequena parte da
empresa. As prioridades que normalmente resultam da abordagem de
baixo para cima têm escopo muito limitado e podem ser facilmente
melhoradas. As prioridades difíceis, de impacto mais amplo, não são
tratadas.
Frequentemente, após
várias apresentações de listas das prioridades de baixo para cima,
fáceis de serem conduzidas, as empresas “fogem” de novas
situações a melhorar. Obviamente, essas empresas não alcançaram o
sucesso absoluto, simplesmente resolveram os assuntos óbvios e lhes
falta a perspectiva para identificar as oportunidades mais amplas e
significantes.
Já a priorização de
cima para baixo pode ou não resultar na identificação das
prioridades de maior impacto. Sejam as prioridades certas ou erradas,
esta não é a verdadeira questão. Prioridades impostas de cima para
baixo não serão amplamente aceitas caso as pessoas envolvidas com a
criação de melhoria contínua não sejam participantes ativas no
estabelecimento de prioridades. Por esse motivo, falta entusiasmo na
participação e o processo de melhoria contínua é abafado.
Portanto, mesmo se as prioridades estão identificadas, o verdadeiro
potencial da empresa vencedora não será atingido.
Entendendo os problemas
com os dois primeiros enfoques, a sugestão é utilizar um amplo
questionário para identificar as prioridades. Esse questionário é
apresentado abaixo. A ideia por trás do questionário é que,
perguntando a uma ampla base de pessoas quanto à sua priorização,
várias perspectivas poderão ser usadas para estabelecer um consenso
sobre as verdadeiras prioridades de melhoria contínua para a
empresa.
Infelizmente, essa
abordagem não funciona. Em vez de os indivíduos compartilharem suas
verdadeiras perspectivas, eles preenchem o questionário de acordo
com o que acreditam que a alta administração gostaria. Então, o
que é obtido não são as melhores prioridades para a melhoria
contínua, mas opiniões do que a alta administração supostamente
deseja. Embora envolva uma ampla base de pessoas, o que realmente
resulta é um consenso de cima para baixo do que as pessoas imaginam
que sejam as prioridades da alta administração.
O que é necessário é
uma pesquisa que extraia das pessoas o que elas acreditam a partir de
suas perspectivas, que são as verdadeiras prioridades para melhoria
contínua.
Questionário das
prioridades
1. De um total de 100
pontos, classifique a importância de buscar as seguintes exigências
de sucesso (quanto mais alta a pontuação atribuída, maior a
importância). Exemplo:
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Aguardem a continuação,
Sucesso a todos,
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