Bom dia gestores,
Há 46 dias da data
limite para a proibição da venda de caminhões com motorização
Euro 3, o mercado brasileiro ainda não parece favorável para o
sucessor Euro 5, esse assunto foi bastante discutido ano passado, com o pessoal de logística, na disciplina Gestão de Transportes, principalmente as questões que envolviam a responsabilidade do governo.
A preferência dos
compradores está direcionada aos veículos Euro 3 por duas fortes
razões: preços inferiores e incerteza quanto à disponibilidade de
diesel S-50 nos postos das estradas. Os novos modelos não emplacaram
nas vendas das principais marcas representadas no Brasil, tanto que
estas, em sua maioria, ainda vendem caminhões Euro 3. E, de acordo
com as próprias empresas, os principais vilões dessa baixa nas
vendas de Euro 5 são aqueles que prometem ser os grandes heróis do
meio-ambiente: o diesel S-50 e o Arla 32.
“Esperamos uma
redução nos volumes de vendas no segundo trimestre de 2012, e
apostamos na retomada de crescimento da demanda a partir do início
do segundo semestre”, afirmou Marcelo Bouhid, gerente de marketing
da Iveco. “Acreditamos que o mercado sofrerá retração até que
as condições de distribuição do novo diesel S-50 e do Arla 32
estejam mais claras para o transportador brasileiro”, avaliou.
O diretor de vendas do
mercado nacional da MAN Latin America, Antonio Cammarosano, também
possui sensação semelhante. “Temos verificado que os frotistas
estão buscando os veículos Euro 3 em função da dificuldade de
encontrar o diesel S- 50 e o Arla 32 neste início de fase. Nota-se
claramente, dia após dia, um pequeno aumento pelo interesse de
veículos Euro 5, principalmente oriundo de empresas que possuem
programas de sustentabilidade, mas ainda com baixa concretização de
vendas”, revelou.
Para conseguir
alavancar as vendas de caminhões Euro 5, algumas empresas lançaram
no mercado campanhas e promoções. A Scania, por exemplo, já não
possui mais em estoque veículos Euro 3, e para incentivar as vendas
nesta fase de transição garante a distribuição gratuita de Arla
32 para os primeiro 120 mil quilômetros, promoção válida até
março. De acordo com Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no
Brasil, não houve a esperada antecipação de compras de veículos
Euro 3 no ano passado. “O aumento no volume de vendas no final do
ano não chegou nem a 20% e já esperávamos que seria baixo pois o
transportador leva em consideração diversos outros fatores antes de
fechar uma compra de caminhões, especialmente grandes lotes”.
A Scania, que só tem
veículos Euro 5 para entregar, aposta na garantia da Petrobras que
haverá diesel S-50 a cada 100 quilômetro de estrada. Já a Foton,
que também só tem caminhões Euro 5, possui uma promoção mais
ousada: irá distribuir e vender por conta própria tanto o Arla 32
quanto diesel S-50 no primeiros meses do ano. “Acreditamos em uma
possível normalização do setor nos próximos seis ou oito meses,
quando haverá uma quantidade boa de caminhões Euro 5 no mercado”,
conta Marcio Vita, diretor executivo da Foton Aumark do Brasil.
Sucesso a todos,
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