A palavra chave para a criação novos modelos de negócio, Nicho.

Bom dia gestores,

A criação de diferentes modelos de negócio para um mesmo produto ou serviço é muitas vezes uma necessidade. Com clientes cada vez mais exigentes e um mercado cada dia mais pulverizado, empresas têm de possuir o mínimo de flexibilidade para desdobrar suas estratégias, atendendo diversos públicos simultaneamente sem perder o foco.

Algumas leituras que tenho feito apontam que especialmente na prestação de serviços, há grande necessidade de efetuar mudanças no modelo-padrão para garantir o fechamento de mais contratos. Contudo, pe preciso resistir à customização, mantendo intacta a maior parte de seu modelo original de negócios e adequando rotinas mais fáceis para se aproximar do cliente.

A empresa deve manter uma padronização da ordem de 70%”, uma customização dos 30% restantes correspondem a parâmetros específicos que serão incluídos no modelo de negócio, para atendimento de um contrato ou mercado em particular, ao variar o modelo, se utilize empresas terceirizadas e outros prestadores de serviço, para que se possa manter o core business do modelo original intacto.

No entanto, para o risco da exposição excessiva à customização, que pode inviabilizar processos em termos de custos, prazos e gerenciamento. O uso excessivo de terceirizados também pode tornar um novo modelo inviável quando exigir a inclusão das margens da empresa prestadora no produto ou serviço final ofertado.
Todo novo modelo de negócios ou mesmo o desdobramento de modelos existentes gera riscos. É importante desenvolver modelos para novos nichos de mercado, porém devem ser obedecidas diretrizes da estratégia inicial da empresa. Metas e padrões de processos, custos e gestão de pessoal têm de ser mantidas, porém outras rotinas novas têm de ser muitas vezes implementadas para garantir presença em um público distinto.

Por outro lado, os novos modelos têm de focar no cliente e não no produto, as empresas que visam atender às necessidades de novos mercados e públicos não devem efetuar mudanças em seus produtos e serviços, mas sim em todo o modelo de oferta que cerca a venda para um novo nicho, já vimos isso em nossas aulas não é mesmo?

O Banco Itaú, que recentemente lançou nova modalidade de conta que possui custo de manutenção e serviços reduzido, porém é completamente gerida online, não utilizando recursos de contas convencionais, como gerentes de conta e atendimento em agências, qual é seu foco?

O modelo foca no atendimento de um novo nicho, que não percebe valor nesse tipo de atendimento”. Segundo ele, a conta corrente segue as mudanças para o novo nicho e não geram percepção de perda por parte do cliente convencional, que valoriza o atendimento presencial.

O mais importante ao criar ou desdobrar modelos de negócio é manter o produto ou serviço e focar o novo conceito na oferta. Consumidores diferentes priorizam canais e estruturas de relacionamento distintas, que são dois fatores a se atentar na hora de variar o modelo.

Como no caso de empresas que vendem online um mesmo produto mais barato, o público que efetua esse tipo de compra não possui o mesmo perfil de um público frequentador de lojas físicas, de modo que o modelo continua a prevalecer em ambos os canais, embora haja mudanças em termos de logística e infraestrutura, seja de pessoal ou de custos.



Sucesso a todos,

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