Bom dia gestores,
Sucesso a todos,
A criação de
diferentes modelos de negócio para um mesmo produto ou serviço é
muitas vezes uma necessidade. Com clientes cada vez mais exigentes e
um mercado cada dia mais pulverizado, empresas têm de possuir o
mínimo de flexibilidade para desdobrar suas estratégias, atendendo
diversos públicos simultaneamente sem perder o foco.
Algumas leituras que
tenho feito apontam que especialmente na prestação de serviços, há
grande necessidade de efetuar mudanças no modelo-padrão para
garantir o fechamento de mais contratos. Contudo, pe preciso resistir
à customização, mantendo intacta a maior parte de seu modelo
original de negócios e adequando rotinas mais fáceis para se
aproximar do cliente.
A empresa deve manter
uma padronização da ordem de 70%”, uma customização dos 30%
restantes correspondem a parâmetros específicos que serão
incluídos no modelo de negócio, para atendimento de um contrato ou
mercado em particular, ao variar o modelo, se utilize empresas
terceirizadas e outros prestadores de serviço, para que se possa
manter o core business do modelo original intacto.
No entanto, para o
risco da exposição excessiva à customização, que pode
inviabilizar processos em termos de custos, prazos e gerenciamento. O
uso excessivo de terceirizados também pode tornar um novo modelo
inviável quando exigir a inclusão das margens da empresa prestadora
no produto ou serviço final ofertado.
Todo novo modelo de
negócios ou mesmo o desdobramento de modelos existentes gera riscos.
É importante desenvolver modelos para novos nichos de mercado, porém
devem ser obedecidas diretrizes da estratégia inicial da empresa.
Metas e padrões de processos, custos e gestão de pessoal têm de
ser mantidas, porém outras rotinas novas têm de ser muitas vezes
implementadas para garantir presença em um público distinto.
Por outro lado, os
novos modelos têm de focar no cliente e não no produto, as empresas
que visam atender às necessidades de novos mercados e públicos não
devem efetuar mudanças em seus produtos e serviços, mas sim em todo
o modelo de oferta que cerca a venda para um novo nicho, já vimos
isso em nossas aulas não é mesmo?
O Banco Itaú, que
recentemente lançou nova modalidade de conta que possui custo de
manutenção e serviços reduzido, porém é completamente gerida
online, não utilizando recursos de contas convencionais, como
gerentes de conta e atendimento em agências, qual é seu foco?
O modelo foca no
atendimento de um novo nicho, que não percebe valor nesse tipo de
atendimento”. Segundo ele, a conta corrente segue as mudanças para
o novo nicho e não geram percepção de perda por parte do cliente
convencional, que valoriza o atendimento presencial.
O mais importante ao
criar ou desdobrar modelos de negócio é manter o produto ou serviço
e focar o novo conceito na oferta. Consumidores diferentes priorizam
canais e estruturas de relacionamento distintas, que são dois
fatores a se atentar na hora de variar o modelo.
Como no caso de
empresas que vendem online um mesmo produto mais barato, o público
que efetua esse tipo de compra não possui o mesmo perfil de um
público frequentador de lojas físicas, de modo que o modelo
continua a prevalecer em ambos os canais, embora haja mudanças em
termos de logística e infraestrutura, seja de pessoal ou de custos.
Sucesso a todos,
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