Bom dia gestores,
Essa dica vai para o
pessoal do ETIM ADM – PJ, em nossa aulinha ontem 14/02, quando
vocês descobriram o volume de aulas ficaram com os olhos
arregalados, obviamente temos receio de não conseguir dar conta do
recado, mas é muito fácil, abaixo algumas dicas para garantir um bom
desempenho nos estudos.
Gerenciar o tempo é
algo útil para qualquer pessoa. Como todos sabem, é o recurso comum
que temos que não é renovável e, por isso, saber aproveitá-lo é
uma características das pessoas de sucesso.
Já tive problemas com
o gerenciamento de tempo e precisei me adaptar, vou listar algumas
ações que funcionam comigo, e com certeza funcionarão com vocês também.
1- Encoste uma vez
Se você começou a
fazer uma tarefa, termine-a antes de ver um email ou checar o
Facebook. Isso acontece normalmente com emails e o Face, você abre o email,
termina a leitura, começa a responder e pensa “ahhhh, termino isso
depois”, e no Face você fica horas sem fazer nada.
O problema é que pra
terminar isso depois, você vai ter que gastar tempo novamente lendo
o email e vendo o que você já escreveu, ou seja, o tempo de
preparação é retrabalho é grande e aí você está desperdiçando
tempo.
2- As 6 tarefas mais
importantes do dia
Todo dia defina quais
são “as 6 tarefas mais importantes” do dia, aquelas que tem que
acontecer de qualquer maneira. A questão é: se você não finaliza
6 tarefas importantes por dia, algo está errado.
Primeiro o mais
importante, não perca tempo com processos pequenos.
3- Defina a duração
de cada tarefa
Os tempos de cada
tarefa são extremamente variáveis e ter planejado o que será feito
e por quanto tempo é essencial para que você saiba que é possível
(que as tarefas cabem no seu horário útil).
Por isso é legal
quebrar projetos mais longos em tarefas menores para que você possa
ver o avanço aos poucos, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez
só. Além de ajudar na gestão do seu tempo, a qualidade do projeto
feito aos poucos tende a ser maior.
4- Defina quando,
dentro do dia, você fará cada tarefa
Por questões
logísticas ou mesmo de humor, definir o horário em que você fará
cada tarefa é muito importante, além disso, saber se uma tarefa é
pré-requisito de outra ajuda bastante nessa parte.
5- Faça as tarefas
mais difíceis primeiro
Não importa se o seu
horário de maior produtividade é de manhã, de noite ou de
madrugada. A partir do ponto que você está com energia e
concentração para produzir de verdade, faça primeiro os projetos
mais difíceis/importantes .
Isso garante que você
terá o máximo do seu poder cognitivo pra ele e também te ajuda a
fugir da preguiça
6- Se eu não fizer
isso, eu vou morrer?
Essa é uma pergunta
bem extremista, mas passa bem o tom. Quanto menos tempo você tem,
mais você aprende a priorizar o que é mais importante e a enxergar
o que não fará diferença na sua vida.
Para garantir que você
está fazendo apenas atividades úteis, sempre faça essa pergunta a
si mesmo.
Não faça nada, que
não signifique nada.
São 6 passos muito
simples e que podem ser aplicados imediatamente. Então, por que já
não começar agora a gerenciar melhor o seu tempo?
Sucesso a todos,
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