Gerencie melhor o seu tempo


Bom dia gestores,


Essa dica vai para o pessoal do ETIM ADM – PJ, em nossa aulinha ontem 14/02, quando vocês descobriram o volume de aulas ficaram com os olhos arregalados, obviamente temos receio de não conseguir dar conta do recado, mas é muito fácil, abaixo algumas dicas para garantir um bom desempenho nos estudos.

Gerenciar o tempo é algo útil para qualquer pessoa. Como todos sabem, é o recurso comum que temos que não é renovável e, por isso, saber aproveitá-lo é uma características das pessoas de sucesso.

Já tive problemas com o gerenciamento de tempo e precisei me adaptar, vou listar algumas ações que funcionam comigo, e com certeza funcionarão com vocês também.

1- Encoste uma vez

Se você começou a fazer uma tarefa, termine-a antes de ver um email ou checar o Facebook. Isso acontece normalmente com emails e o Face, você abre o email, termina a leitura, começa a responder e pensa “ahhhh, termino isso depois”, e no Face você fica horas sem fazer nada.

O problema é que pra terminar isso depois, você vai ter que gastar tempo novamente lendo o email e vendo o que você já escreveu, ou seja, o tempo de preparação é retrabalho é grande e aí você está desperdiçando tempo.

2- As 6 tarefas mais importantes do dia

Todo dia defina quais são “as 6 tarefas mais importantes” do dia, aquelas que tem que acontecer de qualquer maneira. A questão é: se você não finaliza 6 tarefas importantes por dia, algo está errado.

Primeiro o mais importante, não perca tempo com processos pequenos.

3- Defina a duração de cada tarefa

Os tempos de cada tarefa são extremamente variáveis e ter planejado o que será feito e por quanto tempo é essencial para que você saiba que é possível (que as tarefas cabem no seu horário útil).

Por isso é legal quebrar projetos mais longos em tarefas menores para que você possa ver o avanço aos poucos, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez só. Além de ajudar na gestão do seu tempo, a qualidade do projeto feito aos poucos tende a ser maior.

4- Defina quando, dentro do dia, você fará cada tarefa

Por questões logísticas ou mesmo de humor, definir o horário em que você fará cada tarefa é muito importante, além disso, saber se uma tarefa é pré-requisito de outra ajuda bastante nessa parte.

5- Faça as tarefas mais difíceis primeiro

Não importa se o seu horário de maior produtividade é de manhã, de noite ou de madrugada. A partir do ponto que você está com energia e concentração para produzir de verdade, faça primeiro os projetos mais difíceis/importantes .

Isso garante que você terá o máximo do seu poder cognitivo pra ele e também te ajuda a fugir da preguiça

6- Se eu não fizer isso, eu vou morrer?

Essa é uma pergunta bem extremista, mas passa bem o tom. Quanto menos tempo você tem, mais você aprende a priorizar o que é mais importante e a enxergar o que não fará diferença na sua vida.

Para garantir que você está fazendo apenas atividades úteis, sempre faça essa pergunta a si mesmo.

Não faça nada, que não signifique nada.

São 6 passos muito simples e que podem ser aplicados imediatamente. Então, por que já não começar agora a gerenciar melhor o seu tempo?

Sucesso a todos,

Comentários