Bom dia gestores,
Continuando nossas dicas,
O megafone ou o
bomba-relógio, ele explode quando as
coisas não correm do jeito que ele acha que deveria correr. Grita em
reuniões, grita ao telefone e, desavisado, grita até com quem não
conhece direito. Embora ele possa se desculpar mais tarde, toda a
equipe acaba perpetuamente pisando em ovos, seja de susto, seja de
medo.
Como lidar: Levante sua
comando (ou você não será ouvido), e depois se recuse a
compartilhar do seu comportamento pouco profissional. Se necessário,
saia da sala até que ele se acalme.
O procrastinador, ele diz que consegue
sim dar conta de seus projetos, mas não consegue saber como
colocá-los em prática na maioria das vezes. Com a aproximação dos
prazos, ele some e você não consegue encontrá-lo, nem mesmo via
e-mail. Quando o trabalho é finalmente concluído (muitas vezes por
outras pessoas que tiveram de se apressar para resolver as coisas em
seu lugar), ele tira uma miniférias para "se recuperar do
estresse."
Como lidar:
Infelizmente, a única solução aqui é um pouco de gestão à moda
antiga. Estabeleça metas e prazos apertados e o cobre isso
pessoalmente – sem se esquecer de deixar claro quais serão as
consequências caso as tarefas não sejam cumpridas.
O Notebook ou o popular
- na web, ele está convencido de
que é produtivo permanecer on-line todos os dias para construir
relações com todos os seus clientes – e com contatos em geral
fora do trabalho, nas redes sociais.
Como lidar: Atribua a
ele metas mensuráveis - como um certo número de vendas e metas
qualificadas que ele tem de atualizar a cada semana.
O botão de pânico, algumas pessoas
realmente conseguem brilhar em uma crise. Outras ... longe disso.
Esse cara se mantém calmo por dias e semanas até que, quando um
problema chega a um ponto inevitável, ele corre por aí como uma
galinha desesperada.
Como lidar: Criar um
sistema de alerta de modo que surjam menos surpresas. E substitua o
café regular pelo descafeinado nos dias de más notícias.
O indeciso, ele leva dias para
tomar uma decisão até que, finalmente, quando chega numa
conclusão... resolve revisá-la novamente. E de novo. E mais uma
vez. É por isso mesmo que, se alguma coisa dá errado a partir de
uma decisão dele, a resposta indignada sempre é: "não é
minha culpa!"
Como lidar: Estabeleça
um prazo para que ele possa tomar qualquer decisão e uma resolução
alternativa, caso nenhuma solução seja definida até a data limite
(essa será, sem discussão, a escolhida se nenhuma outra for
apresentada por ele).
Sucesso a todos,
Comentários