Funcionário problema, 10 dicas para gerenciá-los - Parte 1


Bom dia gestores, 

Qualquer que seja o tamanho, estilo ou setor de atuação, se há um desafio comum a todas as companhias é o de lidar e extrair o melhor das pessoas sempre. Que há alguns funcionários mais irritantes que outro, sim, sem dúvida, o importante é saber como colocá-los nos trilhos a seu favor. O site Inc.com fez uma lista dos dez tipos de colaboradores mais difíceis, com conselhos de como gerenciá-los da melhor maneira, vamos conferir?

O competitivo, não importa quanto esforço seja necessário, quantas horas trabalhadas, quantas ideias roubadas, quantas pessoas machucadas pelo caminho, o competitivo não vai parar de seguir a meta de vencer até que esteja completamente convencido disso e, principalmente, até que consiga comprovar que alguém perdeu.

Como lidar: Tire o foco dele e coloque no time para que ele possa entender que o que vale é o trabalho em equipe. Se for possível dar um incentivo prático para isso, por meio de algum tipo de premiação, melhor ainda. Ele fará de tudo para todos conquistarem o melhor e não apenas ele mesmo, e o detalhe é que terá que dividir a glória por isso.

O dramático ou o rei do drama, o assunto pode ser qualquer um, desde o que você fez no final de semana até como você pretende chegar nesse objetivo. Não importa: ele sempre terá um chilique ou fará alguma lamentação sobre a extrema dificuldade de conseguir tal coisa. O difícil é que, a partir disso, a energia das pessoas ao redor dele se esvai aos poucos com toda novela mexicana que se instala a partir das suas conversas e posturas.

Como lidar: Estabeleça limites para esse comportamento, amenizando ou extinguindo a postura dramática de vez, por meio de conversas e até indicação de como trabalhar isso melhor junto aos profissionais de RH, expulse-o de uma reunião, se o comportamento dramalhão dele estiver atrapalhando bem mais que ajudando a todos

O Arrogante ou o gênio criativo, ele é uma lenda em sua própria mente... e está certo de que na mente de todos que o cercam também. Está sempre falando sobre as coisas incríveis que ele fez no passado e sobre seus projetos igualmente surpreendentes para o futuro. Ainda assim, é raro ele fazer alguma coisa muito proveitosa hoje.

Como lidar: Faça alguns elogios a ele sobre a sua grandeza profissional, mesmo que seja da boca para fora no início, para depois poder trazê-lo de volta à Terra, onde ele terá que trabalhar bastante. Dê a ele um projeto dividido em várias etapas para que ele possa realizar cada uma delas de acordo com a sua orientação, com segurança e clareza dentro do prazo estabelecido.

O rebelde ou o questionador, ele segue a linha rebelde sem causa – mas ele não é seu filho e, sim, funcionário. Não gosta de gravatas, nem de ambientes formais demais. Perde prazos apenas para provar que não tem que seguir as regras e ainda reivindica mudanças sem saber exatamente quais mudanças essas implicarão.

Como lidar: Direcione os questionamentos dele para o lugar certo. Estranhamente, esses tipos de pessoas costumam se sair muito bem como "defensores do cliente", que pode assumir a burocracia, a fim de providenciar que os clientes obtenham o que necessitam. 

O detalhista, ele está sempre pronto para dar uma apresentação, e normalmente é uma que você já viu antes, mas ok, você arruma paciência para ouvi-lo novamente. Para não deixar nenhuma, nenhuma, nenhuma dúvida mesmo sequer, ele lista cada ponto de cada etapa de cada processo para que você saiba exatamente do que ele está falando. E lê todas, sempre que acha espaço para falar do assunto.

Como lidar: Deixe claro que você tem uma série de reuniões e compromissos e que estabeleceu um tempo para conversar com ele. Melhor ainda, peça para que ele esqueça o "PowerPoint" para aproveitar melhor o tempo determinado para as reuniões e, claro, entenda que não pode deixar de cumprir o horário.  


Aguardem o próximo post, com mais 5 dicas. 

Sucesso a todos,

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