Bom dia gestores,
Qualquer que seja o
tamanho, estilo ou setor de atuação, se há um desafio comum a
todas as companhias é o de lidar e extrair o melhor das pessoas
sempre. Que há alguns funcionários mais irritantes que outro, sim,
sem dúvida, o importante é saber como colocá-los nos trilhos a
seu favor. O site Inc.com fez uma lista dos dez tipos de
colaboradores mais difíceis, com conselhos de como gerenciá-los da
melhor maneira, vamos conferir?
O competitivo, não importa quanto
esforço seja necessário, quantas horas trabalhadas, quantas ideias
roubadas, quantas pessoas machucadas pelo caminho, o competitivo não
vai parar de seguir a meta de vencer até que esteja completamente
convencido disso e, principalmente, até que consiga comprovar que
alguém perdeu.
Como lidar: Tire o foco
dele e coloque no time para que ele possa entender que o que vale é
o trabalho em equipe. Se for possível dar um incentivo prático para
isso, por meio de algum tipo de premiação, melhor ainda. Ele fará
de tudo para todos conquistarem o melhor e não apenas ele mesmo, e o detalhe é que terá que dividir a glória por isso.
O dramático ou o rei
do drama, o assunto pode ser
qualquer um, desde o que você fez no final de semana até como você
pretende chegar nesse objetivo. Não importa: ele sempre terá um
chilique ou fará alguma lamentação sobre a extrema dificuldade de
conseguir tal coisa. O difícil é que, a partir disso, a energia das
pessoas ao redor dele se esvai aos poucos com toda novela mexicana
que se instala a partir das suas conversas e posturas.
Como lidar: Estabeleça
limites para esse comportamento, amenizando ou extinguindo a postura
dramática de vez, por meio de conversas e até indicação de como
trabalhar isso melhor junto aos profissionais de RH, expulse-o de uma
reunião, se o comportamento dramalhão dele estiver atrapalhando bem
mais que ajudando a todos
O Arrogante ou o gênio
criativo, ele é uma lenda em sua
própria mente... e está certo de que na mente de todos que o
cercam também. Está sempre falando sobre as coisas incríveis que
ele fez no passado e sobre seus projetos igualmente surpreendentes
para o futuro. Ainda assim, é raro ele fazer alguma coisa muito
proveitosa hoje.
Como lidar: Faça
alguns elogios a ele sobre a sua grandeza profissional, mesmo que
seja da boca para fora no início, para depois poder trazê-lo de
volta à Terra, onde ele terá que trabalhar bastante. Dê a ele um
projeto dividido em várias etapas para que ele possa realizar cada
uma delas de acordo com a sua orientação, com segurança e clareza
dentro do prazo estabelecido.
O rebelde ou o
questionador, ele segue a linha
rebelde sem causa – mas ele não é seu filho e, sim, funcionário.
Não gosta de gravatas, nem de ambientes formais demais. Perde prazos
apenas para provar que não tem que seguir as regras e ainda
reivindica mudanças sem saber exatamente quais mudanças essas
implicarão.
Como lidar: Direcione
os questionamentos dele para o lugar certo. Estranhamente, esses
tipos de pessoas costumam se sair muito bem como "defensores do
cliente", que pode assumir a burocracia, a fim de providenciar
que os clientes obtenham o que necessitam.
O detalhista, ele está sempre pronto
para dar uma apresentação, e normalmente é uma que você já viu
antes, mas ok, você arruma paciência para ouvi-lo novamente. Para
não deixar nenhuma, nenhuma, nenhuma dúvida mesmo sequer, ele lista
cada ponto de cada etapa de cada processo para que você saiba
exatamente do que ele está falando. E lê todas, sempre que acha
espaço para falar do assunto.
Como lidar: Deixe claro
que você tem uma série de reuniões e compromissos e que
estabeleceu um tempo para conversar com ele. Melhor ainda, peça para
que ele esqueça o "PowerPoint" para aproveitar melhor o
tempo determinado para as reuniões e, claro, entenda que não pode
deixar de cumprir o horário.
Aguardem o próximo post, com mais 5 dicas.
Sucesso a todos,
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