Bom dia gestores,
Nós professores,
vivemos falando, que é preciso ter fluxo de caixa, controlar o
estoque, gerenciar funcionários e cuidar do marketing e da
logística da empresa,e muitas outras coisas.
Esses itens de gestão
e controle de uma empresa praticamente já fazem parte do senso
comum, e essas e outras dicas de administração são temas
recorrentes de palestras e livros.
Especialistas afirmam,
no entanto, que apesar de ser de conhecimento geral, esses erros são
muito comuns entre micro e pequenas empresas, e então como lidar com
eles?
Para nós professores,
um plano de negócios detalhado pode prever mais da metade dos
problemas que uma empresa vai enfrentar e ajudar a solucioná-los,
confira os equívocos mais recorrentes entre empreendedores que podem
ser fatais para o negócio.
1 - Achar que amigos
são bons sócios, a sociedade deve ser formada com alguém que
compartilhe os mesmos valores e objetivo. É essencial que, além
disso, a pessoa seja complementar, por exemplo, um com formação
técnica, outro melhor em gestão; um mais arrojado e outro
conservador. Embora a amizade facilite a inteiração, é importante
ter intimidade profissional para poder acertar.
2 - Não investir em
marketing, com a diversidade de opções existentes, os clientes vão
recorrer a empresas com as quais se familiarizem e, para isso, é
preciso divulgar. Fazer propaganda não é só coisa para empresa
grande. Tem que ser proporcional aos recursos e ao tamanho da
empresa, mas deve existir, seja com panfletos, mídias sociais ou
anúncios específicos, as pequenas empresas não podem contar com a
sorte para atrair os consumidores.
3 - Não ter reservas
financeiras, abrir a empresa precisando de um retorno financeiro
imediato é uma grave falha. É preciso lembrar que existe um ponto
de maturação até que o negócio passe a dar lucro. Alguns
iniciantes não têm reserva financeira para se sustentar até o
alcance do ponto de equilíbrio, com uma necessidade iminente de
viver e sobreviver dos resultados da empresa.
Essa é uma situação
mais corriqueira do que se imagina e pode comprometer todo o negócio.
Muitos empresários não dimensionam a necessidade de capital de
giro. É comum começar o negócio e só depois verificar que o
dinheiro demora mais para retornar, apesar das contas a pagar.
4 - Misturar contas física e jurídica, essa é clássica, a falta de organização de muitos empresários na hora de gastar o dinheiro da empresa pode causar danos irreversíveis. Mesmo quando a empresa já é lucrativa, a intensidade das retiradas e a falta de controle sobre o que é dinheiro da empresa e o que é gasto pessoal pode conduzir uma empresa saudável a um desequilíbrio financeiro irreversível.
5 - Não controlar
estoque, hoje, por incrível que pareça, pode ser difícil encontrar
uma pequena empresa que cuide atentamente do estoque e faça um
controle na escala que deveria, isso ainda é um desafio no ramo.
Dependendo do que se vende, é preciso fazer um inventário uma vez
por dia, por semana ou, ao menos, por mês, o que implica um controle
de estoque deficiente que pode se refletir em uma complicação nas
contas a pagar e prazos.
6 - Ter dificuldade em
lidar com a equipe, à medida que o negócio cresce, a estrutura
organizacional começa a exigir mais técnica e organização. Gestão
de recursos humanos pode ser um item de dificuldades comuns na
empresa. Questões como remuneração, planos de carreira e
processos de seleção e treinamentos merecem atenção.
7 - Subestimar a
concorrência. também é comum olhar para empresas semelhantes
apenas sob o aspecto das deficiências, sem reconhecer o que o
concorrente tem de bom. Esquece-se de que a empresa que está há
mais tempo no mercado estabeleceu relação com os consumidores.
Pessoas já se acostumaram a comprar ali e já se acostumaram,
inclusive, com as falhas do estabelecimento. É importante
perceber a capacidade de ofensiva da concorrência, bem como de
melhorar e consertar erros cometidos.
8 - Desconhecer o
mercado, é essencial fazem uma previsão de vendas para tentar errar
menos.
Um estudo do mercado é
importantíssimo, porque muitas vezes se vende menos do que se
espera.
Um erro muito comum é
acreditar em grande procura de produtos sem uma pesquisa prévia,
muitos não têm noção do ponto de equilíbrio da empresa e acham
que é fácil conseguir dinheiro.
Sucesso a todos,
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