Bom dia gestores,
Má notícia para os chocolovers.
Para iniciar a produção
dos ovos de chocolate em agosto, a indústria encomenda as
matérias-primas com pelo menos seis meses de antecedência. Segundo
Oswaldo Nardinelli, diretor geral da Arcor, o impacto das commodities
provocou um aumento entre 6% e 10% nos preços dos nossos ovos de
Páscoa este ano.
A marca detém 5% do
mercado de ovos de Páscoa. Já para os demais chocolates, o aumento
ficou entre 6% ae7% e foi repassado ao varejo no início do ano.
Na Kraft, dona da marca
Lacta, o aumento do preço do chocolate foi de 9%. A empresa negocia
as compras de açúcar e cacau a partir do seu escritório na Europa.
A Hershey diz que o aumento do preço de seus ovos de Páscoa deve
girar em torno de 7%. Já os tabletes estão sendo reajustados em 5%.
A Garoto também
reajustou os preços dos ovos em 3%. A marca reviu o portfólio e
deixou de fabricar alguns itens mais "complicados", como
ovos especiais, de casca recheada e se concentrou em produtos de
baixo preço.
Já a Nestlé diz ter
ajustado em apenas 4% o valor dos ovos, devido a "boas
negociações com fornecedores”.
A indústria de
chocolates no Brasil vendeu 390 mil toneladas em 2011, com
crescimento de 11% sobre 2010. Mas o índice é inferior à alta
verificada em 2010, de 16%, o que demonstra a desaceleração do
consumo no País.
Segundo Ubiracy
Fonseca, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de
Chocolates, Cacau, Amendoim e Derivados (Abicab), apesar da retração,
a expectativa é que a venda dos fabricantes continue crescendo dois
dígitos este ano.
"Tivemos o aumento
do salário mínimo e a economia deve continuar crescendo",
afirmou o executivo.
O jeito é mandar um currículo para a fábrica do Willy Wonka.
Sucesso a todos,
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