Richard Branson, mega
empreendedor, bilionário e fundador do grupo Virgin, composto por
muitas empresas de vários setores diferentes, ainda faz questão de
dar dicas para empreendedores e relatar seus aprendizados de forma
impressionantemente humilde para um cara do naipe dele, seguem
algumas dicas que ele deu no portal Entrepreneur.com.
1 - Ser inexperiente é
uma vantagem, como a sua abordagem se diferencia das outras empresas?
Como você irá atingir o seu mercado alvo? Por que as pessoas
deveriam escolher seus produtos e serviços ao invés dos
concorrentes?
Mostrar aos parceiros
uma nova visão sobre um setor estabelecido sem dúvidas irá chamar
a sua atenção.
2 - Como estimular o
bom atendimento?. Um bom atendimento é o começo de tudo. Se os
gestores não o levarem a sério, mesmo os processos mais fortes irão
sofrer no meio do caminho.
Nenhuma empresa
consegue treinar seus atendentes sobre como lidar com absolutamente
todas as situações, mas você pode criar um ambiente em que as
pessoas se sintam confortáveis em fazer a coisa certa para o
cliente.
3 - A importância de
uma marca forte, na hora de criar seus primeiros anúncios, criar o
logotipo e falar com os clientes pela primeira vez você pode se
sentir tentado a criar uma marca muito corporativa e distante.
Como consequência,
essas marcas ficam sem personalidades e sem a confiança do público,
toda vez que você decidir o que sua marca vai significar, cumpra
essa promessa. E cuidado, marcas sempre significam algo. Se você não
definir o que sua marca significa, seus concorrentes farão isso pra
você.
4 - Uma nova abordagem
sobre liderança, ao invés de focar em corrigir erros, um líder
precisa todo dia “pegar no flagra” alguém fazendo algo certo.
Se a cultura de
estimular o desenvolvimento dos funcionários através de elogios e
reconhecimento começar pelo topo, ela irá reduzir bem o medo de
falha, que pode atrapalhar muito uma empresa, principalmente no
início.
Quando erros
acontecerem, o que é inevitável, você precisa aprender com eles,
ao invés de achar um culpado, dificilmente a melhor opção é ficar
enchendo o saco dos envolvidos sobre o que aconteceu, eles sabem o
que aconteceu, aprenda com esse erro.
5 - Como planejar o
crescimento, quando uma empresa vai bem, muitas pessoas começam a
focar só no aumento do lucro a qualquer custo, deixando pra trás
tudo que fez a empresa ser especial.
Se você está pensando
em expandir seu negócio, fale com as pessoas sobre o plano. Inclua
todos, desde o motorista de caminhão até os diretores e peça suas
opiniões, se for possível, o melhor é avaliar em conjunto os
detalhes da expansão, levando em conta os desafios enfrentados pelos
funcionários e incorporando as melhorias que eles gostariam de
fazer.
Universo Virgin |
6 - Aprenda a delegar
tarefas, se afastar um pouco permite ao empreendedor tem uma visão
geral sobre a empresa, se concentrar melhor na resolução de
problemas maiores ou ajudar a fechar novos negócios, quando seu time
está estabelecido e a fase de lançamento já passou, faça um teste
e veja como fica o desempenho da empresa sem a sua ajuda. Esse pode
ser um excelente exercício que irá mostrar onde os problemas estão
e o mais importante, o quanto você aprendeu a delegar.
Por isso, faça questão
de contratar ótimas pessoas e dê um jeito de mantê-las no seu time
no longo prazo.
7 - Como identificar
bons investidores, no momento de avaliar uma parceria desse tipo, não
foque apenas no dinheiro, pense se essa pessoa irá nos dar o espaço
e tempo necessário para criarmos uma empresa bacana?
Saiba que um investidor
ditador pode atrapalhar o entusiasmo da nova empresa, apagando a
faísca que te fez iniciar o projeto. Muito provavelmente é essa
faísca que vai fazer a sua empresa diferente dos seus concorrentes.
8 - Acompanhe o
dia-a-dia das pessoas, reserve um tempinho para descobrir o que a
equipe está fazendo no dia-a-dia. Invista pelo menos algumas horas
para observar a operação e se possível, consiga uma mesa, pegue o
telefone e dê uma mão. Depois, pergunte a si mesmo: como estão as
condições de trabalho das pessoas? Elas parecem empolgadas e
criativas?
Depois, pergunte para
as pessoas: você tem os recursos necessários? Se pudesse, quais
problemas você resolveria? Quais ideias suas que o seu chefe levou
para frente?
Mostre para a equipe
que eles têm todo o apoio para falar com você sobre novas ideias ou
problemas. Dê um gás mostrando que mudanças são possíveis e que
a iniciativa é valorizada.
Apenas se lembre que
nem sempre você vai ouvir notícias boas.
Sucesso a todos,
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