Richard Branson e suas dicas para empreendedores.


Richard Branson, mega empreendedor, bilionário e fundador do grupo Virgin, composto por muitas empresas de vários setores diferentes, ainda faz questão de dar dicas para empreendedores e relatar seus aprendizados de forma impressionantemente humilde para um cara do naipe dele, seguem algumas dicas que ele deu no portal Entrepreneur.com.

1 - Ser inexperiente é uma vantagem, como a sua abordagem se diferencia das outras empresas? Como você irá atingir o seu mercado alvo? Por que as pessoas deveriam escolher seus produtos e serviços ao invés dos concorrentes?

Mostrar aos parceiros uma nova visão sobre um setor estabelecido sem dúvidas irá chamar a sua atenção.

2 - Como estimular o bom atendimento?. Um bom atendimento é o começo de tudo. Se os gestores não o levarem a sério, mesmo os processos mais fortes irão sofrer no meio do caminho.

Nenhuma empresa consegue treinar seus atendentes sobre como lidar com absolutamente todas as situações, mas você pode criar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis em fazer a coisa certa para o cliente.

3 - A importância de uma marca forte, na hora de criar seus primeiros anúncios, criar o logotipo e falar com os clientes pela primeira vez você pode se sentir tentado a criar uma marca muito corporativa e distante.

Como consequência, essas marcas ficam sem personalidades e sem a confiança do público, toda vez que você decidir o que sua marca vai significar, cumpra essa promessa. E cuidado, marcas sempre significam algo. Se você não definir o que sua marca significa, seus concorrentes farão isso pra você.

4 - Uma nova abordagem sobre liderança, ao invés de focar em corrigir erros, um líder precisa todo dia “pegar no flagra” alguém fazendo algo certo.

Se a cultura de estimular o desenvolvimento dos funcionários através de elogios e reconhecimento começar pelo topo, ela irá reduzir bem o medo de falha, que pode atrapalhar muito uma empresa, principalmente no início.

Quando erros acontecerem, o que é inevitável, você precisa aprender com eles, ao invés de achar um culpado, dificilmente a melhor opção é ficar enchendo o saco dos envolvidos sobre o que aconteceu, eles sabem o que aconteceu, aprenda com esse erro.

5 - Como planejar o crescimento, quando uma empresa vai bem, muitas pessoas começam a focar só no aumento do lucro a qualquer custo, deixando pra trás tudo que fez a empresa ser especial.

Se você está pensando em expandir seu negócio, fale com as pessoas sobre o plano. Inclua todos, desde o motorista de caminhão até os diretores e peça suas opiniões, se for possível, o melhor é avaliar em conjunto os detalhes da expansão, levando em conta os desafios enfrentados pelos funcionários e incorporando as melhorias que eles gostariam de fazer.

Universo Virgin
6 - Aprenda a delegar tarefas, se afastar um pouco permite ao empreendedor tem uma visão geral sobre a empresa, se concentrar melhor na resolução de problemas maiores ou ajudar a fechar novos negócios, quando seu time está estabelecido e a fase de lançamento já passou, faça um teste e veja como fica o desempenho da empresa sem a sua ajuda. Esse pode ser um excelente exercício que irá mostrar onde os problemas estão e o mais importante, o quanto você aprendeu a delegar.

Por isso, faça questão de contratar ótimas pessoas e dê um jeito de mantê-las no seu time no longo prazo.

7 - Como identificar bons investidores, no momento de avaliar uma parceria desse tipo, não foque apenas no dinheiro, pense se essa pessoa irá nos dar o espaço e tempo necessário para criarmos uma empresa bacana?

Saiba que um investidor ditador pode atrapalhar o entusiasmo da nova empresa, apagando a faísca que te fez iniciar o projeto. Muito provavelmente é essa faísca que vai fazer a sua empresa diferente dos seus concorrentes.

8 - Acompanhe o dia-a-dia das pessoas, reserve um tempinho para descobrir o que a equipe está fazendo no dia-a-dia. Invista pelo menos algumas horas para observar a operação e se possível, consiga uma mesa, pegue o telefone e dê uma mão. Depois, pergunte a si mesmo: como estão as condições de trabalho das pessoas? Elas parecem empolgadas e criativas?

Depois, pergunte para as pessoas: você tem os recursos necessários? Se pudesse, quais problemas você resolveria? Quais ideias suas que o seu chefe levou para frente?

Mostre para a equipe que eles têm todo o apoio para falar com você sobre novas ideias ou problemas. Dê um gás mostrando que mudanças são possíveis e que a iniciativa é valorizada.

Apenas se lembre que nem sempre você vai ouvir notícias boas.


Sucesso a todos,

Comentários