Projetos engavetados.


Boa noite gestores,

Conversando com o professor Marques hoje, comentamos a respeito de alguns projetos engavetados, fiquei pensando, quem não tem projetos engavetados?

Empreendedores ou não, após as tradicionais reflexões de final de ano, depois dos pedidos e votos para o ano que vai entrar, é chegada a hora de colocar a mão na massa. Com ou sem férias, com fôlego renovado ou ainda esgotado, o fato é que aquela história de que o ano só começa mesmo em fevereiro ou após o carnaval é lenda, pois 2012 seguirá com força total.

Contando ou não com um planejamento detalhado, esse momento é especialmente promissor para rever aqueles projetos colocados de lado, por falta de tempo, ou por conta da existência de outras prioridades e até mesmo pela própria rotina e seus tradicionais probleminhas e problemões que invariavelmente tem o poder de nos colocar fora de foco ou em outras trajetórias.

Em muitos casos, no meio de um conjunto de esboços ainda não amadurecidos, pode residir algo efetivamente relevante para o seu futuro como empreendedor, na escola, faculdade ou para sua sobrevivência empresarial, portanto vamos dedicar-lhes alguma atenção, vamos lá, mãos a obra.....

1) Reúna todo o material referente aos projetos que foram colocados de lado. Textos, apresentações, observações, referências técnicas, negociações, assim como os contatos relacionados.

2) Faça uma avaliação realista e cuidadosa do seu empreendimento, incluindo não apenas o modelo de negócio vigente, mas também a sua viabilidade operacional.

3) Identifique os pontos convergentes entre o panorama avaliado e os projetos e ideias disponíveis.

4) Observe cuidadosamente a proximidade destes projetos com a linha de foco da sua empresa. Pode ser totalmente convergente e fortalecedor, assim como pode representar um distanciamento total;

5) Faça uma avaliação de viabilidade, inicialmente usando um apurado senso crítico e uma certa dose de prudente ceticismo;

6) Se o projeto sobreviver ao passo anterior, se ele conseguir superar o seu ceticismo, passe para uma avaliação de viabilidade econômica, produzindo um fluxo de caixa conservador e o mais detalhado possível, onde o máximo de variáveis possam ser consideradas, produzindo com isso os testes necessários de stress.

7) Se o projeto for aprovado de acordo com esses parâmetros técnicos de avaliação, pense se está mesmo disposto a seguir em frente. Esse processo é interno, pessoal, solitário e intrasferível.

8) Caso esteja convencido, passe a articular o apoio de familiares (cuidado), sócios, colaboradores e parceiros.

9) Uma vez tenha conquistado o comprometimento necessário, realize com os apoiadores um planejamento de execução detalhado, compartilhado e exaustivamente discutido.

10) Execute e avalie os resultados. Esteja sempre atento para abortar o projeto antes do ponto de “não retorno”.

Lembre-se o planejamento faz você sair na frente, 
Sucesso a todos,

Comentários

PMG&E disse…
Este é o PRANO Monteiro!!!
Sucesso para nós

Marx