Os 10 erros mais comuns no desenvolvimento de um plano de negócios.


Bom dia gestores,

Constantemente surgem artigos propondo metodologias e itens que devemos sempre ter em nosso plano de negócios. Uma coisa que falta, porém, é apontar os maiores erros que constantemente aparecem e o que não podemos ter ou fazer.

Confira agora a lista dos 10 erros mais comuns ao desenvolver um plano de negócios.



1 – Não entender que o planejamento é o que importa, e ele não é apenas um documento, é um processo de estabelecimento de metas e indicadores de desempenho e acompanhamento de seu progresso com as devidas ações corretivas, lembre-se que ele é o seu primeiro passo, e pode ser analisado e revisto diversas vezes.

2 – Desenvolver tudo de uma vez só, seu plano é um conjunto de módulos conectados, como blocos, comece em qualquer lugar e continue em outro momento, primeiro o mais importante, ou seja primeiro a parte que mais lhe interessa, ou a que fornece o benefício mais imediato. Pode ser a estratégia, conceitos, mercados-alvo, ofertas de negócios, projeções, missão, visão, o que for. . . apenas comece e continue depois.

3 – Terminar o plano, se o seu plano acabou, então seu negócio acabou, seu plano é como sua fotografia precisa sempre atualizar e mostrar novos traços, deve sempre estar vivo e sendo atualizado para refletir às premissas que estão mudando.

4 – Esconder o plano de sua equipe, o plano de negócios é uma ferramenta de gestão, use o bom senso sobre o que você compartilha com todos da sua equipe, mantendo algumas informações, tais como salários, confidenciais. Mas compartilhe, missão, v isão, valores, objetivos e metas, utilizando o planejamento para construir espírito de equipe e colaboração, não esqueça que se você estiver buscando capital, deverá compartilhar esse plano com terceiros.

5 – Confundir fluxo de caixa com lucro, existe uma enorme diferença entre os dois, os lucros são um conceito de contabilidade, e fluxo de caixa é dinheiro no banco, para honrar seus compromissos, você não paga suas contas com o lucro e sim com dinheiro, dependendo da sua operação, o recebimento a prazo pode quebrar a sua situação financeira, mesmo que você tenha lucrado no período.

6 – Não ter foco, seu plano deve enfatizar três ou quatro prioridades, isso é um plano com foco, as pessoas conseguem lembrar de três ou quatro pontos principais, um plano que lista 20 prioridades na verdade não tem nenhuma.

7 – Supervalorizar a ideia do negócio, Schumpeter diz que o que dá valor a uma ideia não é a ideia em si, mas o negócio que é construído sobre ela, para uma ideia dar certo é necessário funcionários pontuais, telefonemas sendo atendidos, produtos sendo desenvolvidos e produzidos, comprados e despachados, serviços sendo prestados, e clientes pagando suas contas para se criar uma ideia de negócio, desenvolva um plano de negócios que mostra que você quer construir um negócio em torno dessa grande idéia, ou esqueça-o, uma idéia por si só não faz um grande negócio.

8 – Não considerar os detalhes nos primeiros 12 meses, suas finanças, metas, responsabilidades e prazos, fluxo de caixa é muito importante, mas além dele você também precisa detalhar a atribuição de tarefas às pessoas, definição de datas e especificação do que deveria acontecer e quem deve fazer isso acontecer

9 – Detalhar demais os anos futuros, planejamento não é futurologia, não temos bola de cristal, os detalhes são muito importantes no começo, porém tornam-se uma perda de tempo no longo prazo.

Como você pode projetar seu fluxo de caixa mensal daqui a três anos, se sua previsão de vendas é incerta? Claro, você pode planejar em cada cinco, 10 ou mesmo 20 anos conceitualmente, mas você não pode planejar em detalhes mensalmente após o primeiro ano. Porém ninguém vai acreditar nessas projeções.

10 – Fazer previsões absurdas, ninguém acredita nas projeções de vendas muito otimistas, previsões de rentabilidade absurdamente altas normalmente significam que você não tem um entendimento realista das despesas.

Sucesso a todos,

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