Ibama autoriza retomada da dragagem do canal de Santos


Bom dia gestores,

A Codesp recebeu autorização do Ibama para retomar a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos e teve emitida, também pela autoridade ambiental, a Licença de Instalação para realizar mais dois trechos de dragagem de manutenção, empreendimentos contratados pela Secretaria de Portos - SEP, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, para estabelecer cota de 15 metros para navegação no Porto de Santos.

Restando apenas cerca de 5% de serviços para conclusão do aprofundamento do canal para 15 metros, o trabalho deve ser iniciado após a chegada das dragas. A área final é o trecho IV, situado em frente ao Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa.

A Licença de Instalação para dragagem de manutenção tem validade até 23 de dezembro deste ano, abrangendo os trechos II, do entreposto de pesca à Torre Grande e III, da Torre Grande ao Armazém 5. O trecho I, da Barra ao Entreposto de Pesca, já teve a manutenção executada. O trecho IV, até a Alemoa, só será realizado sob nova licença após a conclusão do aprofundamento para 15 metros.


Os trabalhos serão realizados pelas dragas Xin Hai Feng, com capacidade para 18 mil metros cúbicos e chegada prevista ainda para este mês e Hang Jung 5001, com capacidade para 5 mil metros cúbicos, prevista para chegar em fevereiro. Os serviços ocorrerão em paralelo, com prazo de conclusão previsto para quatro meses, em nossa visita ao Porto vimos algumas desses navios em operação.

Sucesso a todos,

Comentários