Globalização

Em linhas gerais o processo (globalização), como surgiu, quais as suas consequências e quais são as perspectivas e o que pode trazer para cada individuo.
Na minha concepção, ele (o processo de globalização) é abrangente, não só econômico social ou político, é um processo de evolução, de todos os agentes, que precisa ser estudado no contexto histórico (que esta acontecendo de maneira geral), pois este contexto abrange toda a forma organizada de sociedade. Assim sendo, todo o processo desde o surgimento da sociedade organizada (união de indivíduos em grupos tribos etc.) pode ser chamado de global, pois teoricamente são todos aqueles que se conhecem, isto a meu ver era uma concepção inicial do que hoje chamamos globalização.
Passando assim pela História, teríamos a família, que por viver em um ambiente hostil, teve que se, unir a outra, formando as tribos, que depois de encontrar um ambiente favorável ( surgimento da agricultura), fixam-se,   e   com   este   processo   surge   a  cidade,  depois o  Estado               ( compreendido como reinos, condados etc.), para depois surgirem os Estados ( como conhecemos hoje : Países). O próximo passo do processo histórico, já com alguma noção do que chamamos hoje de economia, surge o escambo, troca de coisas,  que da origem ao que poderíamos chamar  de comércio. Através da movimentação que o comércio proporciona, começamos a definir o ambiente ( político , econômico e social).  Assim surgem as definições  de  divisão por  continentes ( Asiático,  Africano, Europeu, Oceania e Américas), que começam  a trazer a noção de raças e outras definições.  Como partes (econômico, político e social) integrantes, têm o surgimento da ideia de humanidade, só na ideia. 
O século XX trouxe uma grande modificação, que culminou, com duas grandes guerras, o nascimento dessa humanidade, que como uma “criança” que não consegue perceber ou entender a sua formação ou onde ela esta.  O passo seguinte é a tomada de conhecimento do seu  Eu ( fluxo de pessoas, coisas materiais, conhecimento etc ), para que se possa colocar num lugar muito maior que chamamos de universo.
Essas crises que temos das Prime’s (títulos) nos Estados Unidos, da dívida de Europa, de moral e comportamento na África, Ásia e  na América Latina é só parte desse processo de evolução, que será passageiro, se a humanidade tomar conhecimento de si mesma.  Assim poderíamos imaginar todo esse processo (globalização), como tendo orgãos (Países), que juntando-se a outros criam-se os continentes que em uma simbologia  seriam os corpos, que assim ao se unirem  aos demais corpos criam a tão falada humanidade que nada mais é do que a união de indivíduos, que deixa de ser assim uma ideia e torna-se algo tangível. O próximo passo é criar a personalidade ( forma de gerir e pensar por si), só que até hoje não existe ninguém ( ciência, religião, política, artes, economia) que consiga ser essa personalidade.
A para terminar esqueci de falar onde você, ele ou eu entramos nesse processo. Nós somos o fluido (sangue) de todo esse processo, porque apesar de sermos pequenos ( na nossa concepção) somos nós que através do movimento, desencadeamos todo esse projeto e assim cumpriremos a máxima  religiosa.
 ¨No princípio não existia nada, fez a luz e surgiu um ser semelhante ao seu criador¨.
Pense nisso.......
Texto : Profº Roberto Lopes Eziliano





Comentários