Foxxcon, a China e a educação.


Bom dia gestores,

O governo fechou um pacote de subsídios para viabilizar os investimentos da Foxxcon no país.

Também, Aloizio Mercadante deixou o ministério da Ciência e Tecnologia, para ocupar a pasta de Educação, afinal Haddad vai concorrer a prefeitura de São Paulo.

Mercadante assumindo o ministério.
Mas o que eu tenho a ver com isso???

Mercadante foi um dos que negociaram a vinda a Foxxcon para o país, mas não apenas isso, no começo de 2011, a Foxxcon anunciou em uma visita de Dona Dilma à China, investimentos de US$ 12 bilhões no Brasil.

Depois desse anuncio, e outras reviravoltas soube-se que traria apenas o Know-How, e o dinheiro viria de investidores, sócios e empréstimos estatais.

Para quem não sabe a Foxxcon fornece componentes para gigantes como a Intel e a Apple, no Brasil se não for mais uma montadora, (importa os componentes e monta aqui), pode formar um conglomerado de fornecedores em torno de si, isso seria muito bom, pois seria uma empresa tecnológica de ponta, e isso é difiícil de acontecer aqui, não constumamos inventar por sí só empresas assim, vou explicar.

Linha de montagem
Não temos empreendedores animados ou instruídos o bastante para inventar taís negócios nem engenheiros, nem técnicos, nem trabalhadores qualificados, temos impostos e outros custos muito elevados.

O que o governo vai dar a Foxxcon são condições que nega a várias empresas no Brasil, no mínimo impostos menores e infraestrutura, e trabalhador qualificado? Teremos???

O único programa novo de Dona Dilma na área o tal do Pronatec, pelo que entendi, é o incentivo à educação para o trabalho, em especial no ensino médio, o plano é financiar escolas técnicas em Estados e municípios e empliar em torno de 60% as escolas técnicas federais.

Em seu discurso, pelo pouco que escutei na TV, recheado de todos os clichês e retóricas, inerentes ao cargo, falou em “educar para inovar”, “pacto nacional pela educação”, espero que o ministro fale de algo novo para nós professores, como curriculos mais eficazes, melhores salários e condições.

Inovação depende de boa educação, não depende apenas de formar cientistas de ponta, quem é que vai trabalhar nas empresas inovadoras?, quem vai inovar processos no dia a dia, o que deve ser o arroz e feijão da inovação.

Talvez sejam os alunos que teoricamente o Pronatec vai multiplicar, mas escolas técnicas precisam de professores com conhecimentos técnicos específicos, e também de matemática, física, química.

Nós que somos professores aqui em São Paulo, sabemos como é difícil fechar uma grade de aulas e que o déficit de professores nessas áreas é de dezenas de milhares, imaginem em uma cidade pequena.

Se o ensino médio e o técnico se expandir, de onde virão os professores? Da china?

Isso é muito triste e dramático, mas afinal quem liga?  

Sucesso a todos,

Comentários