Caminhões, uso compartilhado avança nas empresas.

Bom dia gestores,

Ainda incipiente no país, o compartilhamento de frotas de diferentes empresas para transportar seus produtos, está com tendência de ampliação neste ano que se inicia.

Um mesmo caminhão pode sair de uma fábrica de São Paulo carregado com café de uma determinada empresa, deixa a carga em seu CD em Minas Gerais e ao invés de voltar vazio, faz a coleta de uma carga de leite da fábrica de outra empresa e trazer para São Paulo e descarregar no CD.

"Chamamos de rota café com leite, com a Itambé.Com e a BRF Brasil Foods, que já funciona desde 2009, pois somos vizinhos em Jundiaí, diz Armando Shibata da Sara Lee Brasil.

A operação e o projeto desenhado pela Ambev em 2009, tem hoje a parceria com a BRF Foods, Unilever e Sara Lee, já fechou o primeiro semestre de atuação com 100 viagens compartilhadas por mês, segundo seu diretor Danillo Gargano.

Hoje as empresas fazem 600 viagens por mês e projetam  superar mil viagens mensais nesse ano, contrataram uma consultoria e está em teste com outras empresas.

"É ambientalmente positivo e gera valor ao acionista, afirma Milton Seligman, VP da Ambev.

Na Unilever, um modelo de reduzir as viagens com carga ociosa (caminhão vazio), foi expandido para sete novos trechos em 2011, totalizou 28 rotas.

Rotas menores,  principalmente com fornecedores de embalagens utilizei em várias empresas em que trabalhei, isso favorecia a logística, principalmente na questão da manutenção de estoques baixos.

Acho que é uma boa dica, desenhe uma operação desse porte, desafie você mesmo, faça a diferença.

Sucesso a todos, 

Comentários