Boa tarde gestores,
Com os trabalhos de final de ano bombando (Seminários diversos), nos deparamos com aqueles alunos com pequenas dificuldades para se apresentar para os colegas da sala e para o público em geral, abaixo algumas dicas para facilitar as apresentações:
Voz
Para transmitirmos a mensagem de forma correta, devemos sempre usar de forma correta a entonação e a altura da voz. As pessoas devem entender corretamente o sentido que desejamos dar a frase. Devemos falar com autoridade e conhecer o assunto.
Mãos/Gestos
Devemos utilizar gestos de mãos para dar ênfase e puxar toda platéia para a apresentação, mas devemos tomar cuidado para não gesticularmos demais, evitando assim a distração da platéia. Analisar o tamanho da platéia é fundamental para determinarmos nossos gestos.
Corpo/Postura/Andar
Devemos primeiro aprender a relaxar os músculos faciais, sorrir. Manter uma postura adequada dará maior clareza a nossa voz e nos proporcionará maior autoconfiança. A melhor postura para começar uma apresentação é a ereta, com os pés ligeiramente afastados e o peso do corpo dividido entre eles.
Olhar
Devemos fazer uma varredura de toda a platéia, sem esquecer as ultimas fileiras. Comece olhando nos olhos de alguém de forma amigável, em vez de olhar por sobre as cabeças.
Expressões Verbais e Não-verbais
Cerca de dois terços da comunicação é não-verbal, transmitida por meios de gestos de mãos, expressões faciais ou outras formas de linguagem. A boa imagem corporal começa com a postura o modo como você se posiciona.
E por último o entusiasmo, e porque o entusiamo aplicado à apresentação de trabalhos, palestras e outros?
O entusiasmo se manifesta através da coragem, do conhecimento autentico sobre o assunto, sobre a vontade de transmitir uma informação. Estar bem preparado e bem informado é fundamental.
Abraços
Comentários