Dicas para falar em público.

Boa tarde gestores,

Com os trabalhos de final de ano bombando (Seminários diversos), nos deparamos com aqueles alunos com pequenas dificuldades para se apresentar para os colegas da sala e para o público em geral, abaixo algumas dicas para facilitar as apresentações:

Voz

Para transmitirmos a mensagem de forma correta, devemos sempre usar de forma correta a entonação e a altura da voz. As pessoas devem entender corretamente o sentido que desejamos dar a frase. Devemos falar com autoridade e conhecer o assunto.

Mãos/Gestos

Devemos utilizar gestos de mãos para dar ênfase e puxar toda platéia para a apresentação, mas devemos tomar cuidado para não gesticularmos demais, evitando assim a distração da platéia. Analisar o tamanho da platéia é fundamental para determinarmos nossos gestos.

Corpo/Postura/Andar

Devemos primeiro aprender a relaxar os músculos faciais, sorrir. Manter uma postura adequada dará maior clareza a nossa voz e nos proporcionará maior autoconfiança. A melhor postura para começar uma apresentação é a ereta, com os pés ligeiramente afastados e o peso do corpo dividido entre eles.

Olhar

Devemos fazer uma varredura de toda a platéia, sem esquecer as ultimas fileiras. Comece olhando nos olhos de alguém de forma amigável, em vez de olhar por sobre as cabeças.

Expressões Verbais e Não-verbais

Cerca de dois terços da comunicação é não-verbal, transmitida por meios de gestos de mãos, expressões faciais ou outras formas de linguagem. A boa imagem corporal começa com a postura o modo como você se posiciona.

E por último o entusiasmo, e porque o entusiamo aplicado à apresentação de trabalhos, palestras e outros?

O entusiasmo se manifesta através da coragem, do conhecimento autentico sobre o assunto, sobre a vontade de transmitir uma informação. Estar bem preparado e bem informado é fundamental.

Abraços

Comentários