TAM aposta em bioquerosene


Boa tarde gestores,

A utilização de biocombustível no setor automotivo já é altamente deflagrada, porém a TAM Linhas Aéreas pretende expandir a utilização de matrizes energéticas renováveis também para o segmento aéreo. Para tal, a companhia investe em estudos de viabilidade, cultivo e manejo industrial usando como matéria prima semente de pinhão-manso.

A empresa mantém, em São Carlos, no interior de São Paulo, uma área de cultivo experimental com a semente para teste das variedades vegetais, que poderão, no futuro, ser utilizadas em cultivos comerciais. Em novembro de 2010, a TAM já utilizou, em um voo, uma mistura de combustível com 50% de querosene de pinhão-manso e 50% convencional.

Para esta pesquisa, a TAM conta com a parceria da JETBIO, Air BP, Airbus, Rio Pardo Bioenergia, além de potenciais refinarias, empresas de engenharia e a Universidade de Yale, que analisa, no ciclo de vida de matérias-primas variadas, diversos fatores como a “pegada” de emissões e os impactos de uso da terra com a cadeia produtiva do querosene convencional.

“Atingimos um novo estágio do projeto. Nossa unidade de plantio de pinhão-manso já orienta os estudos de viabilidade técnica e econômica para o início da implementação de uma cadeia de valor integrada no Brasil. Com este trabalho de cooperação, pretendemos formar conhecimento técnico, infraestrutura, escala de produção e viabilidade comercial para o bioquerosene”, explica Paulus Figueiredo, gerente de Energia da empresa aérea.

Os testes estão sendo realizados para comprovar a sustentabilidade e viabilidade econômica da produção. Para que haja a introdução deste novo tipo de querosene, ainda que de forma parcial e gradual, na aviação é necessário que as empresas tenham garantias do desenvolvimento do negócio desde a produção agrícola até a distribuição do combustível nos aeroportos.

“O resultado dos estudos nos ajudará a dimensionar os impactos ambientais, sociais e econômicos da utilização em larga escala de um bioquerosene de pinhão-manso e, possivelmente, de outras culturas. No fim, todo o investimento deve se traduzir em mais uma conquista da indústria aeronáutica, com redução das emissões de carbono e cumprimento de metas internacionais no que se refere à substituição de combustível fóssil por combustível de aviação renovável”, destaca Figueiredo.

Após esta etapa de avaliação do manejo, as melhores variedades da planta serão selecionadas e servirão como base para a expansão das aéreas produtivas. Somado a aérea de cultivo de São Carlos, a Bio Ventures Brasil, em parceria com a Rio Pardo Bioenergia, mantém um plantio em Mato Grosso do Sul. A expectativa da empresa é que a produção comercial de bioquerosene se inicie até 2014.

De acordo com a IATA (International Air Transport Association), em 2017, 10% do combustível utilizado pelas companhias aéreas, em âmbito mundial, será renovável.

Sucesso a todos,

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