Bom dia gestores,
Me perguntaram na feira de empreendedorismo qual a diferença entre logotipo e logomarca, disse que era a mesma coisa mas me enganei, pesquisei e abaixo a explicação.
Me perguntaram na feira de empreendedorismo qual a diferença entre logotipo e logomarca, disse que era a mesma coisa mas me enganei, pesquisei e abaixo a explicação.
O símbolo é um dos
elementos base da identidade visual que pode integrar (ou não) uma
marca. Pode ser abstrato e desprovido de significado, figurativo e
representativo de conceitos ligados à atividade da instituição ou
à sua política. Constitui frequentemente o elemento mais forte da
identidade corporativa e concentra em sua simplicidade toda a força
de uma identidade global complexa e de múltiplos significados,
dispensa palavras é facilmente entendido e dificilmente explicado.
O logotipo é a forma
particular como o nome da instituição ou produto é representado
graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho
original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo,
constitui a logomarca/marca, no entanto, é frequentemente o único
elemento e principal representação gráfica da mesma.
A logomarca, entende-se por marca a
representação simbólica de uma instituição, produto/serviço, a representação
simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou
conceitos que a distinguem.
Quando se fala em logomarca, no referimos à representação gráfica no âmbito e competência do
design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma
composição de símbolo e/ou logotipo.
Uma logomarca eficiente
consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva,
moderna, harmônica e original.
No entanto, o conceito
de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação
gráfica. A instituição, através de seu nome e representação
gráfica, comunica a “intenção” de um produto/serviço, que
traduz os seus atributos e a diferencia no mercado. É isto que a faz
especial e única frente à concorrência.
O papel do marketing é
a constante busca de associação à marca de uma “personalidade”
ou uma “imagem mental”. Desta forma, o seu objetivo será
“marcar” a imagem na mente do consumidor, ou seja, agregar
valores positivos entre a imagem e a qualidade do produto.
Símbolo X Logotipo X Marca
Podemos representar uma
marca através do símbolo ou do logotipo, são duas formas de
materialização de um conceito mais ou menos abstrato para o
público.
É comum as pessoas se
referirem ao símbolo como logotipo. Diz-se frequentemente: o
logotipo da nike (onda) ou da shell (concha), quando, na verdade, a
intenção é a referência ao símbolo.
Também existem casos
em que não é possível fazer a dissociação entre os dois
elementos, nestes casos (BMW, Martini) a marca integra símbolo e
logotipo de tal forma que a sua separação se torna impossível.
No entanto, o conceito de marca é bastante mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A instituição, através de seu nome e representação gráfica – comunica a “intenção” de um produto/serviço, que traduz os seus atributos e a diferencia no mercado. É isto que a faz especial e única frente à concorrência.
Sucesso a todos,
Comentários