Simbolo, logotipo e logomarca.

Bom dia gestores,

Me perguntaram na feira de empreendedorismo qual a diferença entre logotipo e logomarca, disse que era a mesma coisa mas me enganei, pesquisei e abaixo a explicação.

O símbolo é um dos elementos base da identidade visual que pode integrar (ou não) uma marca. Pode ser abstrato e desprovido de significado, figurativo e representativo de conceitos ligados à atividade da instituição ou à sua política. Constitui frequentemente o elemento mais forte da identidade corporativa e concentra em sua simplicidade toda a força de uma identidade global complexa e de múltiplos significados, dispensa palavras é facilmente entendido e dificilmente explicado.

O logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca/marca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma.

A logomarca, entende-se por marca a representação simbólica de uma instituição, produto/serviço, a representação simbólica é normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. 

Quando se fala em logomarca, no referimos à representação gráfica no âmbito e competência do design gráfico, onde a marca pode ser representada por uma composição de símbolo e/ou logotipo. 

Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.

No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A instituição, através de seu nome e representação gráfica, comunica a “intenção” de um produto/serviço, que traduz os seus atributos e a diferencia no mercado. É isto que a faz especial e única frente à concorrência.

O papel do marketing é a constante busca de associação à marca de uma “personalidade” ou uma “imagem mental”. Desta forma, o seu objetivo será “marcar” a imagem na mente do consumidor, ou seja, agregar valores positivos entre a imagem e a qualidade do produto.

Símbolo  X  Logotipo  X  Marca

Podemos representar uma marca através do símbolo ou do logotipo, são duas formas de materialização de um conceito mais ou menos abstrato para o público.









É comum as pessoas se referirem ao símbolo como logotipo. Diz-se frequentemente: o logotipo da nike (onda) ou da shell (concha), quando, na verdade, a intenção é a referência ao símbolo.


Também existem casos em que não é possível fazer a dissociação entre os dois elementos, nestes casos (BMW, Martini) a marca integra símbolo e logotipo de tal forma que a sua separação se torna impossível.

No entanto, o conceito de marca é bastante mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A instituição, através de seu nome e representação gráfica – comunica a “intenção” de um produto/serviço, que traduz os seus atributos e a diferencia no mercado. É isto que a faz especial e única frente à concorrência.



Sucesso a todos,

Comentários