Boa tarde gestores,
Meu sobrinho, que
terminou o ensino médio, está louco para fazer uma faculdade,
comentou comigo, o seguinte: “por que as faculdades sempre dizem
que o curso é de publicidade e propaganda? Não é a mesma coisa”?
Nesse momento, parei alguns segundos para refletir sobre a questão,
e fui pesquisar a respeito, descobri que muita gente, até mesmo quem
trabalha na área, não sabe a diferença entre uma e outra.
Puxei pela memória as
aulas na faculdade. Na época, um professor tratou logo de
identificar os supostos “irmãos gêmeos”. Propaganda é o ato de
divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos.
Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do
anunciante.
Quando alguém pede um
minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está
fazendo propaganda da sua religião, pois o único interesse dela é
te convencer a fazer parte da Igreja da qual ela participa. Mas se no
meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos
religiosos, transforma-se em publicidade.
Outro bom exemplo é a
campanha de combate à dengue. Quando o Governo Federal veicula peças
mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda.
Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.
No dia a dia, acredito
que essa diferença é irrelevante, afinal os publicitários
trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos,
elas se misturam. O importante é que a mensagem seja passada de
forma clara e objetiva.
Por outro lado, é bom
ficar por dentro desse assunto, pois é terrível um administrador
não saber diferenciar o que é propaganda do que é publicidade. É
o mesmo que trocar o nome de dois gêmeos e não se importar com
isso.
Sucesso a todos,
Comentários