PIB, participação de São Paulo, Rio e Brasília cresceram segundo IBGE.

Bom dia gestores,
Os três municípios mais "ricos" do país ganharam participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2009, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14).

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que em 2008 concentravam 20,8% da riqueza do país, alcançaram 21,5% de participação no ano seguinte.

A maior parte das riquezas seguiu concentrada em São Paulo, com 12% de participação, contra 11,8% em 2008. A "fatia" do Rio de Janeiro passou de 5,1% para 5,4% do PIB nacional, enquanto a participação de Brasília cresceu de 3,9% para 4,1%.

No ranking dos cinco municípios que mais geraram renda estão ainda Curitiba e Belo Horizonte. Somadas, as cinco capitais concentravam 25% de toda a riqueza do país em 2009. As capitais paranaense e mineira, no entanto, mantiveram sua participação inalterada em relação a 2008, em 1,4%.

“Com apenas cinco municípios, já temos um quarto do PIB: São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Com 51% dos municípios, já temos metade do PIB . Com 308 municípios, 75% do PIB”, afirmou Sheila Zani, gerente de Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.
De acordo com o IBGE, a participação de São Paulo aumentou principalmente devido à valorização dos segmentos de intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados.

“São Paulo (o município), em 2009, gerou quase tanta renda quanto todo o estado do Rio de Janeiro”, diz Sheila.

O município Rio de Janeiro teve sua fatia aumentada, segundo o estudo, em razão do bom desempenho de todos os setores industriais, com destaque para a indústria de transformação. Já em

Brasília, o crescimento da participação se deu por causa das contratações no serviço público.
Tirando as capitais, 12 municípios se destacaram por gerarem individualmente mais do que 0,5% do PIB, contribuindo com 9,3% da renda gerada no país, de acordo com o IBGE. Os maiores destaques ficaram com Guarulhos (1,0%); Campinas (1,0%); Osasco (1,0%); São Bernardo do Campo (0,9%) e Barueri (0,8%).

“Os grandes municípios, à exceção das capitais, foram Guarulhos, Campinas, Osasco, São Bernardo do Campo e Barueri. Todos em São Paulo. O primeiro município, que não é capital, e não está em São Paulo, é Duque de Caxias, no Rio, e Betim, em Minas Gerais”, aponta a gerente do IBGE.

Sucesso a todos,

Comentários