Marketing Mix ou composto de marketing.

Bom dia gestores,

O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado como base fundamental para o Marketing tático/operacional.

Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:
1. Product;
2. Price;
3. Promotion;
4. Place.
Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).

Assim cada variável engloba uma série de atividades conforme abaixo:

Produto, diferentes tipos de design, características, serviços, diferenciais com a concorrência, marca, tamanho, variedade de produtos, especificações, política de garantia, devoluções, qualidade e embalagem.

Preço, financiamentos, preço, condições de pagamento, prazo médio, número de prestações, concessões, descontos e crediário.

Promoção, propaganda, publicidade, relações públicas, trade marketing e promoções.

Praça, (Ponto-deVenda), lojas, canais de distribuição, logística, cobertura, transporte, estoque, locais, armazenamento e distribuição.

Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram infrutíferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades relacionadas.

Assim, os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.

Os "Ps", analisam as características físicas do produto, cadeia de suprimentos, produção, distribuição, a questão do preço e do custo e etc...

Os "Cs", analisam aspectos relacionados ao consumidor, necessidades e facilidades de relacionamento.
E por final, mas não menos importantes os "As", que cuidam da gestão estratégica do produto ou serviço.


Sucesso a todos,


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