Bom dia gestores,
O Marketing Mix, pode
ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe
as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil
Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma
em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de
outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos
de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de
materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando
suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a
expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de
Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais
aceita para efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing
Mix é considerado como base fundamental para o Marketing
tático/operacional.
Jerome McCarthy,
professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e
definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os
ingredientes do composto e os separou em:
1. Product;
2. Price;
3. Promotion;
4. Place.
Atualmente, o composto
de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do
Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir
para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a
grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades
passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou
Ponto-de-Venda).
Assim cada variável
engloba uma série de atividades conforme abaixo:
Produto, diferentes
tipos de design, características, serviços, diferenciais com a
concorrência, marca, tamanho, variedade de produtos, especificações,
política de garantia, devoluções, qualidade e embalagem.
Preço, financiamentos,
preço, condições de pagamento, prazo médio, número de
prestações, concessões, descontos e crediário.
Promoção, propaganda,
publicidade, relações públicas, trade marketing e promoções.
Praça,
(Ponto-deVenda), lojas, canais de distribuição, logística,
cobertura, transporte, estoque, locais, armazenamento e distribuição.
Apesar das inúmeras
tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por
exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações
Públicas), todas elas se mostraram infrutíferas, ficando claro que
os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma “Promotion” que
em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção
de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações
Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais
atividades relacionadas.
Assim, os grandes nomes
do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior
autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria
original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele
define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que
a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado
alvo”.
Os "Ps", analisam as características físicas do produto, cadeia de suprimentos, produção, distribuição, a questão do preço e do custo e etc...
Sucesso a todos,
Os "Ps", analisam as características físicas do produto, cadeia de suprimentos, produção, distribuição, a questão do preço e do custo e etc...
Os "Cs", analisam aspectos relacionados ao consumidor, necessidades e facilidades de relacionamento.
E por final, mas não menos importantes os "As", que cuidam da gestão estratégica do produto ou serviço.
E por final, mas não menos importantes os "As", que cuidam da gestão estratégica do produto ou serviço.
Sucesso a todos,
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