Logística reversa.

Boa noite gestores,

A logística reversa pode ser definida como "o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoques em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo ate o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado".
Atualmente ela passou a ser um diferencial competitivo, uma vez que aspectos referentes a reciclagem, ao reaproveitamento de materiais e ao tratamento de resíduos estão sendo cada vez mais valorizados pelos consumidores no momento da escolha da empresa em que irá comprar os produtos e/ou os serviços que utilizarão.

De maneira simplificada, o processo de logística reversa pode destinar as mercadorias participantes de cinco formas:

  • Retorno ao fornecedor,
  • Revenda,
  • Recondicionamento
  • Reciclagem
  • Descarte

Retorno ao fornecedor

Caso o produto e/ou o material estejam em boas condições, são direcionados diretamente ao fornecedor que passa a utilizar e a repassar o produto normalmente, evitando, dessa maneira, a extração de recursos da natureza.

Revenda

Se, após a analise do produto, for constatado que ele não possui as condições de retornar ao fornecedor, mas esta passível de venda, sera revendido e pode gerar renda para a empresa.

Recondicionamento

Se, após a avaliação, for declarado que o material não pode ser utilizado diretamente pelo fornecedor ou não pode ser revendido, poderá ser recondicionado e retornar ao processo produtivo. Na maioria das vezes, o custo para o recondicionamento é menor se comparado a compra de materiais novos. Nesse caso, também ocorre proteção e preservação da natureza, pois há a economia de utilização de recursos naturais.

Reciclagem

Em muitas ocasiões, o produto não pode retornar diretamente ao processo produtivo, ser revendido ou, ainda, ser recondicionado, pois, algumas vezes, o custo é elevado para isso. Por outro lado, quando da utilização de material reciclado, é possível que este seja revendido a uma industria de reciclagem e transforme-se em um novo produto com características muito semelhantes, provocando, assim, a economia de recursos e gerando receita para a empresa.
Descarte

Por fim, se o material ou o produto não se enquadra em nenhuma das opções anteriores, ele é
descartado.
Logicamente que esse descarte deve acontecer da forma mais adequada, odedecendo a legislação em vigor, para que o produto cause o menor impacto ambiental possível ao meio ambiente. 


sUCESSO A TODOS,

Comentários