Bom dia gestores,
A empresa de bens de
consumo Hypermarcas fechou a venda das marcas Etti, para a Bunge, e
Assolan, para a Química Amparo, por um total de R$ 310 milhões.
Segundo apurou a Agência Estado, a negociação envolveu também as
fábricas da Etti, no Estado de São Paulo, e da Assolan, em Goiás.
A Etti teria saído por R$ 180 milhões e a Assolan por R$ 130
milhões, segundo fontes. O Credit Suisse foi assessor financeiro da
Etti e a BR Partners, da Assolan.
Após mais de 20
aquisições nos últimos quatro anos, a Hypermarcas decidiu mudar
seu perfil de atuação, deixando de atuar em vários segmentos para
focar-se principalmente em medicamentos e consumo. Como consequência
dessa estratégia, vendeu as marcas de detergente e amaciante Assim e
de inseticida Mat Inset à Flora, empresa do grupo J&F, dos
mesmos donos do frigorífico JBS, por R$ 140 milhões, em outubro.
Os executivos da
empresa vêm explicando a analistas e investidores nos últimos meses
que a venda desses ativos está dentro do plano estratégico de
consolidação das empresas adquiridas recentemente, em busca de
sinergias. Além disso, a empresa quer reduzir seu endividamento com
o aumento da posição em caixa. Os recursos obtidos com as vendas
dos ativos serão destinados à redução da dívida.
Por trás desse
movimento há ainda a busca por operações mais rentáveis, com
margens melhores e negociações com os canais de venda mais
saudáveis. Nos nove primeiros meses deste ano, as margens brutas do
segmento de farmácia ficaram em 72,5%, porcentual superior às de
beleza e higiene pessoal (46,8%) e limpeza e alimentos (32,3%). A
intenção da empresa é de que a mudança no perfil dos negócios
possa contribuir para o aumento das margens consolidadas.
Dentro da mudança do
perfil de atuação, a empresa também dividiu a empresa em dois
negócios, o de farma e o de consumo, tendo respectivamente o comando
de Luiz Violland e Nelson Mello.
Comentários