Boa tarde gestores,
Aprendemos com as
disciplinas do nosso curso de administração que uma ideia pode
parecer excelente na cabeça do empreendedor, mas a confirmação, no
entanto, só vem quando ela sai do papel. Este é o processo mais
difícil de quem quer abrir um negócio. É preciso provar que a
oportunidade é mesmo viável.
O primeiro passo é
descobrir se você tem um perfil empreendedor e, então, partir para
o projeto, ferramentas administrativas ao longo curso também
ajudarão a analisar se aquela ideia pode mesmo virar negócio um
dia.
De acordo com alguns
textos do Sebrae-SP, que tenho acompanhado, precisamos conhecer
melhor os processos do negócio, daquilo que fica atrás do balcão e
que o cliente não vê, algumas coisas que só descobrimos quando
acompanhamos o Workshop de empreendedorismo.
Como sempre
procuramos facilitar a vida do aluno, confira a seguir dicas de como
identificar e encontrar uma boa ideia de negócio.
1) Busque um mercado,
ter demanda é a premissa básica de quem empreende, seja uma startup
de alta tecnologia ou um comércio. Para encontrar uma oportunidade,
é preciso saber o que as pessoas precisam e procuram. Procure
conhecer os mercados fornecedor, concorrente e consumidor, ou seja
temos que trocar ideias, sair e ver o que está faltando.
2) Converse muito,
guardar para si uma ideia não é a melhor decisão. O melhor é
compartilhar o projeto com as pessoas certas e ouvir a opinião delas
para saber como aperfeiçoá-lo, é difícil que alguém copie sua
ideia apenas ouvindo o projeto, acho que o segredo para reduzir essa
chance a zero é convencer qualquer um de que você é a melhor
pessoa para executar o projeto”.
Comece a falar sobre
seu projeto com pessoas mais próximas e de confiança, como
familiares e amigos. Embora eles não sejam tão críticos, isso te
ajudará a praticar a apresentação. Siga para conhecidos e
experientes no mercado relacionado à ideia, como um ex-chefe. Eles
te darão sugestões de como aprimorá-la, depois de pesquisar bem,
fale com algumas pessoas que topem fazer parte do seu negócio. O
nível de interesse delas servirá de indicador para saber se a ideia
tem chances.
3) Afinidade não é o
fator principal na hora de escolher seu negócio, mas ajuda na hora
de pesquisar e se aprofundar no assunto, segundo o Sebrae/SP, quem
abre um negócio que gosta costuma ter mais sucesso do que quem só
busca retorno financeiro.
4) Pesquise no mundo,
conhecer diferentes mercados e países traz a informação de que a
mesma ideia já existe de alguma forma em outro lugar, o que faz com
que o seu negócio seja um concorrente atrasado, uma característica
importante em boas ideias é como ela vai gerar valor.
Criar uma inovação
ajuda a se destacar da concorrência e abrir mercados, mas pode
também aumentar os custos. Por isso, às vezes, compensa aproveitar
um modelo de sucesso lá fora e adaptar à realidade local,
obviamente não temos como saber exatamente que sua ideia é uma
inovação até que você consiga colocá-la em prática e testar
seus resultados.
5) É viável, mais do
que inspirador, seu negócio deve ser é viável, aviabilidade do
processo de produção, custos e receita devem estar no plano de
negócios, não esqueça do equilíbrio entre produção e demanda.
É importante estabelecer o limite financeiro e operacional para cada
etapa, e. mesmo com tais limites, o negócio requer um período para
aumentar o capital de giro e fazer novos investimentos.
6) Administre o tempo,
quando a ideia for amadurecida e o plano de negócios estiver pronto,
o tempo se torna um fator importante, lembre-se, o tempo é crucial e
cada dia conta para chegar a um produto que gere receita. Isso
acontece porque durante a procura de uma inovação é importante ter
algo que sustente os custos da empresa sem fugir demais da proposição
inicial.
Sucesso a todos,
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