Encontre uma boa ideia.


Boa  tarde gestores, 


Aprendemos com as disciplinas do nosso curso de administração que uma ideia pode parecer excelente na cabeça do empreendedor, mas a confirmação, no entanto, só vem quando ela sai do papel. Este é o processo mais difícil de quem quer abrir um negócio. É preciso provar que a oportunidade é mesmo viável.

O primeiro passo é descobrir se você tem um perfil empreendedor e, então, partir para o projeto, ferramentas administrativas ao longo curso também ajudarão a analisar se aquela ideia pode mesmo virar negócio um dia.

De acordo com alguns textos do Sebrae-SP, que tenho acompanhado, precisamos conhecer melhor os processos do negócio, daquilo que fica atrás do balcão e que o cliente não vê, algumas coisas que só descobrimos quando acompanhamos o Workshop de empreendedorismo.

Como sempre procuramos facilitar a vida do aluno, confira a seguir dicas de como identificar e encontrar uma boa ideia de negócio.

1) Busque um mercado, ter demanda é a premissa básica de quem empreende, seja uma startup de alta tecnologia ou um comércio. Para encontrar uma oportunidade, é preciso saber o que as pessoas precisam e procuram. Procure conhecer os mercados fornecedor, concorrente e consumidor, ou seja temos que trocar ideias, sair e ver o que está faltando.

2) Converse muito, guardar para si uma ideia não é a melhor decisão. O melhor é compartilhar o projeto com as pessoas certas e ouvir a opinião delas para saber como aperfeiçoá-lo, é difícil que alguém copie sua ideia apenas ouvindo o projeto, acho que o segredo para reduzir essa chance a zero é convencer qualquer um de que você é a melhor pessoa para executar o projeto”.

Comece a falar sobre seu projeto com pessoas mais próximas e de confiança, como familiares e amigos. Embora eles não sejam tão críticos, isso te ajudará a praticar a apresentação. Siga para conhecidos e experientes no mercado relacionado à ideia, como um ex-chefe. Eles te darão sugestões de como aprimorá-la, depois de pesquisar bem, fale com algumas pessoas que topem fazer parte do seu negócio. O nível de interesse delas servirá de indicador para saber se a ideia tem chances.

3) Afinidade não é o fator principal na hora de escolher seu negócio, mas ajuda na hora de pesquisar e se aprofundar no assunto, segundo o Sebrae/SP, quem abre um negócio que gosta costuma ter mais sucesso do que quem só busca retorno financeiro.

4) Pesquise no mundo, conhecer diferentes mercados e países traz a informação de que a mesma ideia já existe de alguma forma em outro lugar, o que faz com que o seu negócio seja um concorrente atrasado, uma característica importante em boas ideias é como ela vai gerar valor.

Criar uma inovação ajuda a se destacar da concorrência e abrir mercados, mas pode também aumentar os custos. Por isso, às vezes, compensa aproveitar um modelo de sucesso lá fora e adaptar à realidade local, obviamente não temos como saber exatamente que sua ideia é uma inovação até que você consiga colocá-la em prática e testar seus resultados.

5) É viável, mais do que inspirador, seu negócio deve ser é viável, aviabilidade do processo de produção, custos e receita devem estar no plano de negócios, não esqueça do equilíbrio entre produção e demanda. É importante estabelecer o limite financeiro e operacional para cada etapa, e. mesmo com tais limites, o negócio requer um período para aumentar o capital de giro e fazer novos investimentos.

6) Administre o tempo, quando a ideia for amadurecida e o plano de negócios estiver pronto, o tempo se torna um fator importante, lembre-se, o tempo é crucial e cada dia conta para chegar a um produto que gere receita. Isso acontece porque durante a procura de uma inovação é importante ter algo que sustente os custos da empresa sem fugir demais da proposição inicial.

Sucesso a todos,

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