Boa tarde gestores,
Com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 no Brasil, o país tem tudo para se tornar uma das maiores operações da Nike no mundo. A DHL Supply Chain é parceira da Nike nesse sucesso, integrando a cadeia de suprimentos e ajudando a Nike a atender às necessidades de seus clientes finais.
A Nike é o maior
fabricante de calçados, roupas e equipamentos esportivos do mundo,
atua em mais de 160 países, com US$ 19 bilhões de faturamento e
emprega mais de 1 milhão de pessoas. Para assegurar o seu
crescimento no Brasil, a Nike conta com a DHL Supply Chain desde 1998
para integrar suas operações logísticas.
Com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 no Brasil, o país tem tudo para se tornar uma das maiores operações da Nike no mundo. A DHL Supply Chain é parceira da Nike nesse sucesso, integrando a cadeia de suprimentos e ajudando a Nike a atender às necessidades de seus clientes finais.
Hoje, o negócio da
Nike no Brasil está crescendo rapidamente, assim como a economia
brasileira. Como parte de sua estratégia para continuar o
crescimento, a Nike lança a cada três meses uma nova linha de
produtos, sendo que o fluxo é maior próximo as datas comemorativas.
Essa sazonalidade demanda flexibilidade e visibilidade para garantir
que o lançamento de produtos seja gerenciado de forma eficiente e
com custos competitivos.
A DHL Supply Chain
trabalhou com a Nike e seus parceiros para implementar um programa de
logística integrada que atende dinamicamente a demanda da Nike
através de um sofisticado sistema de gerenciamento de pedidos,
integração e planejamento de rotas e embarques e excelência em
serviços de entrega. A solução também inclui investimentos em
tecnologia, definição de processos e capacitação da equipe de
profissionais.
Além disso, outros
processos também foram colocados em prática, como monitoramento de
produtos por rádio frequência, a etiquetagem e instalação de
alarmes nos produtos para que os mesmos sejam entregues ao cliente
final prontos para a venda, com preço e códigos de barra para
controle de estoques das lojas.
Produtos ainda são
etiquetados ainda nos centros de distribuição (CDs) com
especificações quanto à rota a ser seguida dentro da própria
transportadora, diminuindo o número de extravios e agilizando a
passagem pela rede de distribuição, enviando informações em tempo
real de entregas aceitas ou recusadas nas metrópoles. Um novo
desenho do processo de logística reversa envolvendo o cliente final
também foi feito.
A solução de
logística integrada que a DHL Supply Chain implementou tem
contribuído para o crescimento dos negócios da Nike e obteve
resultados na redução de custos em toda a cadeia de suprimentos.
Sofreu um aumento significativo dos níveis de serviço e ocorreu a
implementação do novo sistema de gestão sem ruptura operacional
"Tentar otimizar a
cadeia de suprimentos em pedaços não é eficiente. Já a total
integração é o caminho estratégico para o crescimento do negócio.
" Leonardo Silvério, gerente nacional de logística da Nike
Sucesso a todos,
Sucesso a todos,
Comentários