Viracopos, recorde em movimentação de cargas internacionais.


Bom dia gestores,

O terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi o principal responsável, no Brasil, pela movimentação de cargas internacionais nos primeiros nove meses deste ano. No período, entre exportação e importação, o terminal movimentou 215. 963 toneladas.

O aeroporto pode chegar a um número superior ao alcançado, de janeiro a setembro, isso porque a Infraero afirmou que o terminal receberá um aporte de R$ 11 milhões na estrutura de seus transelevadores, o que acarretará em uma maior capacidade armazenamento do complexo.

Rui Rabelo, secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, ressalta, no entanto, que para um pleno crescimento de Viracopos é necessário que as áreas no entorno acompanhem o desenvolvimento do terminal para poderem sustentar o crescimento da demanda de passageiros e cargas. “O sistema viário próximo ao aeroporto precisará ser reestruturado para atender as necessidades que virão com a expansão”, argumentou.

Rabelo ainda comentou sobre retroárea próxima ao aeroporto. “A definição dessa área que fica no entorno da região de Viracopos é crucial para o desenvolvimento urbano e econômico do município. É preciso disciplinar o crescimento na área próxima ao terminal”, detalhou.

Embora seja de grande importância para a região, a abrangência do aeroporto se estende para o Brasil inteiro. “Uma pesquisa recente realizada pela Infraero mostrou que 60% das cargas exportadas são de empresas situadas no Sudeste. O alcance de Viracopos não fica circunscrito à região de Campinas. Outros 40% são de outras regiões brasileiras. Ou seja, o aeroporto é importante para a logística aérea de todo o País”, afirmou Carlos Alberto Alcântara, superintendente do aeroporto.

De acordo com o dirigente, a atual infraestrutura do terminal é o suficiente para atender a demanda, no entanto a Infraero está realizando investimentos para ampliar os espaços para mercadorias. O superintendente ainda afirmou que a estatal deve continuar investindo no terminal mesmo depois do processo de concessão incluído.

Sucesso a todos,

Comentários