Boa tarde gestores,
O brainstorming ou
tempestade de ideias é mais que uma técnica de dinâmica de grupo,
é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa
de um indivíduo ou de um grupo ou equipe, colocando-a a serviço de
objetivos pré-determinados, é uma ferramenta muito parecida com o mindmapping, ou mapa mental.
O método brainstorming
Seu criador foi o
publicitário americano Alex Osborn, e é muito utilizada no ambiente
corporativos, principalmente em áreas de produção/qualidade,
relações humanas, publicidade e propaganda.
Dentre diversas outras
ferramentas, a técnica de brainstorming, propõe que um grupo de
pessoas, de duas até dez pessoas, se reúnam e se utilizem das
diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um
denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias
inovadoras e que levem o proposta adiante.
É preferível que as
pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências
diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a
“tempestade de ideias” que se forma ao longo do processo de
sugestões e discussões.
Nenhuma ideia é
descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são
ouvidas e trazidas até o processo de brainwriting, que constitui-se
na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no
processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes
da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a
chegada da solução efetiva.
Quando se necessita de
respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming
é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem
sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como
educação, negócios, informática, internet e outras situações
mais técnicas.
A técnica de
brainstorming tem várias aplicações, mas é frequentemente usada
em:
- Desenvolvimento de novos produtos – obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
- Publicidade – desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
- Resolução de problemas – consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
- Gestão de processos – encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
- Gestão de projetos – identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
- Formação de equipes – geração de partilha e discussão de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe
Há 3 principais partes
no brainstorming:
- Encontrar os fatos,
- Geração da ideia,
- Encontrar a solução.
Inicialmente, define-se
o problema, poderá ser necessário subdividir o problema em várias
partes, a técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm
muitas soluções possíveis, depois é necessário colher toda a
informação que pode relacionar-se com o problema, gerar ideias, e por final buscar a solução, avaliar e selecionar
as melhores ideias.
Sucesso a todos,
Comentários