A técnica do brainstorming.


Boa tarde gestores,

O brainstorming ou tempestade de ideias é mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo ou equipe, colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados, é uma ferramenta muito parecida com o mindmapping, ou mapa mental.


O método brainstorming

Seu criador foi o publicitário americano Alex Osborn, e é muito utilizada no ambiente corporativos, principalmente em áreas de produção/qualidade, relações humanas, publicidade e propaganda.

Dentre diversas outras ferramentas, a técnica de brainstorming, propõe que um grupo de pessoas, de duas até dez pessoas, se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras e que levem o proposta adiante.

É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a “tempestade de ideias” que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões.


Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwriting, que constitui-se na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a chegada da solução efetiva.

Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, internet e outras situações mais técnicas.

A técnica de brainstorming tem várias aplicações, mas é frequentemente usada em:
  • Desenvolvimento de novos produtos – obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
  • Publicidade – desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
  • Resolução de problemas – consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
  • Gestão de processos – encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
  • Gestão de projetos – identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
  • Formação de equipes – geração de partilha e discussão de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe
Há 3 principais partes no brainstorming:
  • Encontrar os fatos,
  • Geração da ideia,
  • Encontrar a solução.
Inicialmente, define-se o problema, poderá ser necessário subdividir o problema em várias partes, a técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis, depois é necessário colher toda a informação que pode relacionar-se com o problema, gerar ideias, e por final buscar a solução, avaliar e selecionar as melhores ideias.

Sucesso a todos,

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