Bom dia gestores,
São Paulo
Em menos de quatro
anos, os sistemas de transporte ferroviário das cidades de São
Paulo e Rio de Janeiro ganharão um reforço de aproximadamente R$ 50
bilhões. De acordo com os governos dos dois estados, o montante
engloba melhorias nos serviços e infraestrutura.
Como não poderia ser
diferente, o maior valor ficará em São Paulo. Mais da metade do
montante (R$ 30 bilhões) será destinado à expansão do metrô, na
implantação de quatro novas linhas, expansão das já existentes,
interligações, estações e modernização de trens.
Até 2018 a extensão
das linhas de metrô na capital paulista passará dos atuais 70
quilômetros para 137 quilômetros. Além dos investimentos próprios,
o metrô também já tem definidas novas parcerias público-privadas
para a expansão e implantação de novas linhas, como foi feito na
Linha 4-Amarela, inaugurada este ano.
Entre as linhas
programadas estão a ligação do aeroporto de Congonhas ao sistema;
uma linha que vai ligar a capital ao ABC; outra que vai até
Guarulhos e a expansão de linha já existente até Taboão da Serra,
o que leva o Metrô de SP para fora das fronteiras do município.
O volume de passageiros
transportados deve saltar dos atuais 3,85 bilhões de pessoas por mês
para 5,3 bilhões mensais em 2015, na CPTM (Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos), o volume de investimento previsto é de R$ 9
bilhões na expansão da rede, modernização de trens, estações e
infraestrutura viária, até 2014.
Rio de Janeiro
Trens chegarão à
Barra da Tijuca, o maior investimento no transporte de passageiros
por trens será do governo estadual para expandir a rede até a Barra
da Tijuca. Segundo Joubert Flores, diretor de Relações
Institucionais do MetrôRio, o aporte na expansão será de R$ 5
bilhões e as obras devem ser concluídas até 2015.
Com a chegada do Metrô
à Barra, o sistema passará dos atuais 41 quilômetros para 55
quilômetros de extensão. O MetrôRio, concessionária que opera o
sistema da capital fluminense, vai investir R$ 1,5 bilhão até 2018
na compra de novos trens, de duas novas estações e em
infraestrutura. Na expansão para a Barra, serão construídas seis
novas estações.
A concessionária que
opera o sistema de trens urbanos no Rio de Janeiro SuperVia, investir R$
2,4 bilhões nos próximos anos na compra de novos trens, em
infraestrutura, na modernização de estações e na construção de
novos trechos de sua linha.
De acordo com o
presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha, o número de usuários
do sistema ferroviário de passageiros do Rio, que atualmente é de
540 mil pessoas por dia, deve atingir 1 milhão de pessoas/dia em
2015, e 1,5 milhão em 2020.
Sucesso a todos,
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