Setor automotivo bate recorde em 2011

Bom dia gestores,


Neste ano, o setor automotivo registrou o seu melhor resultado nos dez primeiros meses com um volume de 2,9 milhões de emplacamentos, uma alta de 5,6% em relação ao mesmo período de 2010. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Mesmo com o bom resultado no acumulado do ano, em outubro as vendas do segmento apresentaram recuo de 7,4% sobre o mesmo mês do ano passado, houve ainda uma queda em relação a setembro de aproximadamente 9,9%.

Esta diminuição de emplacamentos ocorrida no último mês, segundo a Fenabrave, é um reflexo do aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os veículos vindos de fora. Com a nova tributação, menos automóveis importados foram vendidos, em outubro foram 70,6 mil ante aos 78,6 mil comercializados em setembro, uma queda de 10,18%.

Porém não foram somente os veículos trazidos do exterior que apresentaram queda nas vendas, o setor de caminhões registrou uma diminuição de 7,1% nos emplacamentos, na comparação de outubro com setembro. Se o último mês foi ruim, no acumulado do ano, a comercialização de pesados ascendeu 14,5% e chegou a 143,6 mil unidades.

Sucesso  a todos,

Comentários