Bom dia gestores,
Seis Sigma ou Six Sigma
(em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar
defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um
produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é
definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas
organizações, fazendo com que alcancem melhorias nos processos,
produtos e serviços para a satisfação dos clientes.
Diferente de outras
formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o
Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma
planejada e clara, o princípio
fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a
variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos
e serviços.
A qualidade não é
vista pelo Seis Sigma em sua forma tradicional, isto é, a simples
conformidade com normas e requisitos da organização. Ele a define
como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a
finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia
organizacional.
Atualmente, o Seis
Sigma é uma ferramenta ou prática de gestão voltada para melhorar
a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte,
pois possui a finalidade de aumentar a participação de mercado,
reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.
Métodos
Projetos Six Sigma
seguem duas metodologias inspiradas pelo ciclo PDCA, estas
metodologias, compostas de cinco fases cada, são denominadas pelas
siglas DMAIC e DMADV.
A metodologia DMADV é
usado para projetos focados em criar e desenvolver novos produtos e
processos, possui cinco fases:
Define goals: definição
de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e
com a estratégia da empresa;
Measure and identify:
mensurar e identificar características que são criticas para a
qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção
e riscos;
Analyze: analisar para
desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível
e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto;
Design details:
desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do
desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de
necessitar muitos testes;
Verify the design:
verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o
processo de produção e entregar ao proprietário do processo.
A metodologia DMAIC, é
usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já
existentes.também conhecida como DFSS (“Design For Six Sigma”),
possui cinco fases:
Define the problem:
definição do problema a partir de opiniões de consumidores e
objetivos do projeto;
Measure key aspects:
mensurar os principais aspectos do processo atual e coletar dados
importantes;
Analyse the data:
analisar os dados para investigar relações de causa e efeito.
Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar
quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa
principal dos defeitos;
Improve the process:
melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando
técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros,
e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo.
Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades;
Control: controlar o
futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do
objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos.
Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de
processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os
processos.
Sucesso a todos, aguardem a segunda parte.
Comentários