Reposição de estoques e seus objetivos, 3

Bom dia gestores,                                      
                                                         
VMI - Vendor Managed Inventory, o estoque gerenciado pelo seu fornecedor.

VMI é uma tecnologia de reabastecimento efetiva quando aplicada a itens de baixo custo com lead times muito baixos e alto indice de consumo, porcas, buchas parafusos entre outros.

Nesse caso é necessário que os fornecedores desses itens, mantenham uma grande variedade no estoque e estejam localizados a uma curta distancia da planta, normalmente o fornecedor determina as quantidades a serem mantidas no cliente e frequentemente monitoram os níveis de estoque.

É importante que os lead times sejam baixos a fim de viabilizar a resposta rápida para a demanda imprevista.

O custo dos SKUs deve ser baixo ao usar o VMI, isso permite muito estoque de segurança para contornar a demanda não linear sem afetar o valor total do estoque, esses itens de baixo custo geralmente representam mais de 50% do total de itens e contribuem com 5% a 10% do valor

A maioria dos itens gerenciados por esse método de reabastecimento requer altos indices de consumo, apesar de tudo, maior consumo significa maior interesse do fornecedor em gerenciar adequadamente um programa VMI.

A demanda de itens gerenciados pelo fornecedor tende a ser razoavelmente linear devido ao alto grau de similaridade.

Atribuindo o método

Uma vez entendidos os métodos de reabastecimento disponíveis, crie uma planilha que inclua todos os SKUs. Depois determine o método de reabastecimento apropriado para cada SKU baseado em seu perfil, obviamente existirão alguns itens que não se encaixam no perfil ideal de qualquer um dos métodos.

Esses deverão ser direcionados para o MRP ou Kanban, a opção entre os dois pode ser feita baseada em qual método geralmente manterá o menor estoque.

O resultado deverá ser um sistema de reabastecimento altamente efetivo.  

Comentários