Porto sem papel e carga inteligente em debate.

Bom dia gestores,


Conforme já comentado aqui no nosso Blog, os projetos Porto Sem Papel (PSP) e Carga Inteligente, implantados no Brasil inicialmente no porto de santos,  serão um dos destaques do Fórum NetMarinha. A proposta destas tecnologias é promover um sistema de cargas ágil e dinâmico, além da informatização da troca de dados para administrar as ações desenvolvidas nos portos.


Implementado pela Secretaria de Portos (SEP), o PSP tem como objetivo informatizar os procedimentos burocráticos feitos manualmente para organizar a saída e entrada de navios, bem como as cargas importadas e exportadas.

Hoje, mais de 900 informações são trocadas via formulários de papel nos portos brasleiros. Com a implantação da tecnologia, a ideia é substituir o papel pela correspondência eletrônica entre as autoridades responsáveis pelas atividades portuárias (Polícia Federal, Anvisa, Delegacia da Receita Federal, Vigiagro e Autoridade Portuária).

As informações serão encaminhadas via sistema de janela única para a inserção de dados disponível de forma segura na internet. Com a adoção do projeto, espera-se reduzir em média 25% no tempo de estadia dos navios nos portos.

Outro sistema de inteligência portuária é o Carga Inteligente, responsável em identificar, rastrear e controlar todas as mercadorias que acessam o porto. A tecnologia atua via RFID (Radio Frequency Identification - identificação por radiofrequência), proporcionando uma série de benefícios, entre os quais diminuição de perdas de cargas por fraude, redução no custo dos fretes e filas dos caminhões que aguardam as mercadorias e maior fidelização dos transportadores, além da conformidade com os padrões adotados internacionalmente.

A medida contribui, inclusive, para o crescimento da competitividade dos portos nacionais.

Sucesso a todos,

Comentários