Outsourcing e terceirização

Bom dia gestores,


Existe uma diferença sutil entre a terceirização e o outsourcing, a terceirização é um processo de contratação de profissionais para serviços de apoio as operações de limpeza, copa, cozinha, portaria e segurança, onde não existe a necessidade de conhecimentos técnicos específicos.

Já o outsourcing é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente e/ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Assim, a primeira organização é liberada para se manter focada na função central do seu negócio, seu expertise.

Ambos os conceitos surgiram como resposta ao conhecido postulado que diz que não há empresa que seja realmente produtiva em todas suas atividades e, como todos sabemos, as empresas modernas têm muitos campos de atividade nos quais é realmente difícil alcançar altos desempenhos por si mesmas. 

A terceirização e o outsourcing são práticas que apresentam crescimento contínuo nos últimos anos, esta prática que tem se generalizado com sucesso para atividades periféricas (transporte, armzenagem, manutenção, limpeza e serviços gerais) passou a ser aplicada a atividades mais importantes para empresa como armazenagem de dados, helpdesk, administração de backbone, telemarketing passivo/receptivo, impressão (fotocopiadoras), design, manufatura, marketing, desenvolvimento de sistemas de informação e distribuição, entre outros..

Uma razão frequente para explicar este crescimento é a desvantagem que a estratégia do “fazer” tem em um ambiente de rápidas mudanças dos mercados e das tecnologias. Neste tipo de ambiente muitas vezes dinâmico demais, a flexibilidade e a capacidade de adaptação rápida perdem-se quando as atividades são “homemade”.

Os motivos mais importantes para essa ferramenta são:
  • Tornar a organização mais competitiva;
  • Para obter uma redução de custos;
  • Ter acesso a recursos especiais;
  • Para estimular o espírito empreendedor de pequenas organizações.
A seguir, uma lista com potenciais benefícios:
  • Enfoque renovado no expertise.
  • Redução de riscos por confiar no trabalho do especialista/técnico contratado.
  • Melhoria nos níveis de serviços, habilidades e projetos; absorção de novas tecnologias sem custo. Administração da volatilidade dos custos através da engenharia financeira
  • Clientes mais satisfeitos com processos otimizados que não são parte da cultura ou da experiência da empresa.
  • Contabilidade dos custos e visibilidade total da contabilidade e do desempenho do processo do negócio.

    Sucesso a todos,

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