O experimento socialista - Socialismo x Capitalismo

Bom dia gestores,

Com essa confusão em torno da invasão da reitoria da USP, por um grupo de pessoas politizadas, que se dizem socialistas, comunistas, niilistas, chiitas, enfim, sei lá, são contra tudo principalmente o capitalismo, me fez lembrar uma história do "experimento socialista".

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que nunca reprovou um só aluno antes, mas uma vez, reprovou uma classe inteira.

Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava, e que na sociedade socialista, ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igual e justo.

O professor pensou, pensou e então disse: “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe, ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas avaliações.”

Todas as notas seriam distribuidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas’. Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também queria dizer, claro, que ninguém receberia um “A”…

Depois que a média das primeiras avaliações foi tirada, todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não queriam saber de nada, que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda avaliação foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos, eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma.

Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram se aproveitar do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Obviamente o resultado da segunda média das provas foi “D”.

Ninguém gostou, depois da terceira prova, a média geral foi um “F”.

As notas não voltaram aos patamares mais altos, mas as brigas entre os alunos, a busca por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe.

A busca por justiça dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça passaram a fazer parte do dia a dia daquele pessoal, no final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.

Portanto, todos os alunos repetiram o ano, para surpresa de todos.

O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes.

Preguiça, falta de propósito e brigas foi o resultado, sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado, “Quando a recompensa é grande, o esforço pelo sucesso é grande”, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas, ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável.”

“É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, faz com que outra pessoa trabalhe sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém.

“Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação, é impossível multiplicar riqueza dividindo-a.”

Na verdade isso é tudo mentira, mas faz você pensar, não é?, essa estória é creditada a um pastor batista chamado Adrian Rogers.

Isso é comum nos dias de hoje, em trabalhos acadêmicos, na vida profissional e em outras situações , muitas pessoas ficam se escorando na gente, mas não esqueçam que o mercado de trabalho “filtra” esse tipo de pessoa, quem só tem a perder, que não colabora , não estuda e não quer trabalhar em equipe. 

Sucesso a todos,

Comentários