Bom dia gestores,
Conforme já comentamos em nosso Blog, o governo federal e o
governo estadual paulista chegaram enfim a um acordo para a
construção do Ferroanel, sistema de linhas ferroviárias para
transporte de carga que vai circundar a Região Metropolitana de São
Paulo. A iniciativa começará pela construção do Trecho Norte, o
qual ligará Campo Limpo Paulista à Estação Engenheiro Manoel
Feio, em Itaquaquecetuba. Essa fase - orçada em R$ 1,2 bilhão, está
prevista para ser operada pela MRS Logística, que dispensa apresentações e deverá ser iniciada
em 2012 e concluída em 2014.
Depois disso será
erguido o Trecho Sul, que alcançará a região do Grande ABC. A MRS
Logística é controlada pelos grupos Gerdau, Usiminas, Vale, CSN e
Minerações Brasileiras Reunidas S.A. (MBR).
O anel ferroviário
trará ganhos logísticos, diminuindo o tempo e os custos do
transporte de carga no Estado de São Paulo. Também irá desafogar a
malha rodoviária local, tirando caminhões das estradas paulistas.
Espera-se ainda que ele beneficie o transporte de passageiros sobre
trilhos, ao permitir que os trens de carga atravessem São Paulo sem
interferir no mesmo, o qual é feito pela Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos (CPTM).
Hoje ocorre
compartilhamento de trilhos entre trens de carga e de passageiros nas
Linhas 7 (Luz-Francisco Morato), 10 (Luz-Rio Grande da Serra) e 11
(Luz e Estudantes) da CPTM. A partir da construção do Ferroanel, a
meta da empresa será aumentar a eficiência de suas composições.
Hoje, ela transporta 2,7 milhões de pessoas por dia, e daqui a três
anos serão 3,6 milhões de passageiros por dia. "As janelas
[horários disponíveis para carga] vão ficar impossíveis",
afirmou recentemente o presidente da CPTM, Mário Bandeira.
Também para o
presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores
Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, a iniciativa é vital. "Este
é o principal projeto ferroviário do País hoje", garante ele.
Vilaça comenta que o início da construção pelo Trecho Norte faz
sentido, por ser este mais urgente. Bandeira faz avaliação
semelhante: "A Linha 10 é a mais amigável em relação a
compartilhamento. Já a 7, da Luz até a Barra Funda, é a mais
conflitante".
Sucesso a todos,
Comentários