Downsizing.

Boa tarde gestores,

A princípio, podemos afirmar que o termo downsizing é usado na administração para designar um processo de reestruturação organizacional baseado na redução dos níveis hierárquicos de uma empresa.

Surgido a partir da década de 70 nos Estados Unidos, o downsizing inicialmente veio como uma resposta à busca por maior competitividade por parte das empresas americanas, as quais se viram obrigadas a reduzir custos e, principalmente, a reduzir a burocracia e a demora no processo de tomada de decisão inerente ao modelo gerencial aplicado até então. O que se via nas empresas americanas era o cultivo de uma enorme e ultrapassada estrutura hierárquica que já não respondia adequadamente as exigências do mercado que, a cada dia, era mais e mais pressionado pela entrada das empresas japonesas e coreanas, que impunham um novo ritmo de competição.

Com o cenário econômico cada vez mais competitivo, as empresas se viram obrigadas a se reestruturar para se adequarem as novas necessidades e, com isso, diversas técnicas foram desenvolvidas para tentar responder a essas mudanças, entre elas o downsizing (em português: achatamento).

Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico da organização e cuja meta global é construir uma operação mais eficiente e enxuta possível..

O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.

Essa ferramenta visa os seguintes objetivos:

Redução de custos;
Rapidez na tomada de decisão;
Resposta mais rápida às ações do concorrente;
Comunicação menos distorcida e mais rápida;
Manutenção da orientação para a ação com menos análise e paralisia;
Promoção das sinergias dentro da empresa;
Elevação da moral na gerência geral;
Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos;
Aumento da produtividade dos gerentes.
Etapas do projeto de downsizing

Para atingir os objetivos seguem-se as seguintes etapas:

Planejamento;
Definição de metas;
Elaboração de princípios básicos;
Coleta de fatos;
Identificação de oportunidades;
Planejamento de melhorias;
Execução.

O projeto de Downsizing envolve também:

Análise dos custos e da evolução de indicadores
Avaliação do valor agregado ao produto
Eliminação de posições e níveis hierárquicos
Simplificação da estrutura
Análise da viabilidade de terceirização de serviços
Reavaliação dos critérios de análise do desempenho pessoal

Para concluir, devido a essa ferramenta estar associada a demissões, atualmente observamos uma gradual substituição do termo downsizing por outros menos estigmatizados, relatando uma preocupação das empresas de se afastar daquela visão inicial de “corte de pessoas”. Entre os ditos “novos” conceitos estão: rightsizing, que consiste na otimização da estrutura organizacional; reestruturação; e retrenchment, ou redução da estrutura organizacional para o salvamento de ativos financeiros.

Sucesso a todos,

Comentários