Bom dia gestores,
Ontem observando o
pessoal de logística 3° módulo, simulando a apresentação do TCC,
um aluno comentou que é raro uma empresa se preocupar com o
funcionário, comentei que é dever do proprietário ou gestor
motivar não só a força de vendas mas todos os colaboradores, e me
passou uma ideia pela cabeça, vamos fazer um exercício:
Coloque-se no lugar do
seu colaborador, e imagine como ele vê a empresa em que trabalha, pense…pense…pense…e
raciocine:
Será que é uma
empresa que pensa nos colaboradores?
Será que é uma
empresa que investe em infra-estrutura, conforto, aparência, etc?
Será que ele sabe em
qual nível ele está e tem feedback construtivo?
Esse colaborador ganha
o que merece? ou sabe que tem essa possibilidade?
Ele é incentivado a
estudar e se qualificar? e vai ter retorno com isso?
A empresa possui algum
tipo de comemoração em datas especiais?
Esse colaborador está
sobrecarregado?
A sua empresa tem RH
(Recursos Humanos) , ou RD ( Recursos Desumanos)?
Depois de formular,
essas perguntas e constatar que realmente há um problema grave, tente fazer o seguinte:
1) Elabore uma pesquisa
de clima organizacional, afim de saber o que os colaboradores pensam
da empresa, obviamente, essa pesquisa deve ser feita por um
colaborador de preferência uma pessoa simpática e comunicativa.
2) Junte os dados e
comece a trabalhar os pontos fracos da empresa nesse aspecto, e
primeiramente verifique em nosso Blog (Tag ferramentas de gestão) se
temos algumas soluções.
3) Elabore um projeto
bacana, com objetivos principal e específicos.
4) Invista em um
serviço de qualidade, contate gráficas para montar um material
diferenciado.
5) Mostre que você
mudou, a gestão mudou e que a empresa agora é inovadora.
6) Comece a investir na
sua empresa, é importante ter um fluxo de caixa, e um controle
financeiro rigorosamente correto, para que se possa fazer um projeto
legal e não se invista o que não se tem.
7) O colaborador
motivado rende muito mais, e conseqüentemente temos que o
recompensá-los com dinheiro, prêmios, ou promoções.
8) Implante ferramentas
de gestão(disponíveis aqui no Blog) na sua empresa, ou programas com nomes do tipo ( Usina de
idéias) , que incentive o Brainstorming, fazendo com que haja uma
sinergia positiva.
9) Se você for dono ou
administrador, não confie cegamente nas pessoas, ouça as pessoas,
não fique sabendo de notícias “pela boca dos outros”,faça uma
visita e pergunte como andam as coisas.
10) Ame sua empresa e
seu funcionários, comprometa-se com ela, e para entender esse “Amor
e comprometimento” aconselho que leiam o livro (O Monge e o
Executivo).
11) Tenha uma sala de
Reunião/Treinamento top, ou seja, com data show, ar condicionado, um
piso diferenciado, cartazes motivacionais, um quadro para que se
possa escrever, ofereça palestras com pessoas de fora da empresa,
ofereça coffee- Break, tenha dinâmicas divertidas no decorrer do
treinamento, e etc
12) Escute o seu colaborador e se ele nunca falar nada, comece a
perguntar, lembre-se que os objetivos organizacionais são alcançados através
deles, os colaboradores.
Sucesso a todos,
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