Conceito de Trade-off.

Boa tarde gestores,



Um trade-off se refere, geralmente, a perder uma qualidade ou aspecto de algo, mas ganhando em troca outra qualidade ou aspecto. Isso implica que uma decisão seja feita com completa compreensão tanto do lado bom, quanto do lado ruim de uma escolha em particular.

A própria decisão de estratégia competitiva genérica por preço ou por diferenciação é um exemplo de trade-off, no projeto de um produto ou de um processo de operações muitos trade-off´s aparecem e a equipe precisa decidir qual caminho seguir. Perguntas como: Vamos possuir serviços de luxo ou serviços econômicos? O que o meu público alvo espera? O que os meus concorrentes já estão fornecendo? Quais as oportunidades o mercado oferece?

Um bom exemplo de trade-offs ocorre no caso do jogo de damas. Um jogador pode deixar o adversário “comer” uma peça do seu jogo. Contudo esta atitude permitirá que obtenha três peças do oponente na próxima jogada. Isto é, para conseguir um bom resultado ele precisou abrir mão de uma peça do seu lado.

Um outro exemplo de trade-off, faz referência ao jogo de xadrez em que jogadores de nível um pouco mais avançado criam, na abertura de uma partida, uma armadilha e perdem geralmente peões a fim de garantir qualidade, desenvolvimento, harmonia e maior mobilidade entre as peças tendo como conseqüência um bom desempenho de jogo em troca de um ou mais peões perdidos. 

Com isso, pode-se fazer uma alusão dos trade-offs como medidas estratégicas, em que o retorno não é imediato, mas sim através de resultados mais qualificados ao longo do tempo.

Trade-off estratégico é a decisão de longo prazo que a empresa deve adotar. Por exemplo, vender produtos caros sabendo que o concorrente de menor preço terá maior fatia de mercado. O trade-off neste caso é não atender estes clientes, que buscam menor preço e perder em market share para o concorrente. A empresa então está abrindo mão em ter a maior participação no mercado, o que não quer dizer que obteve menor rentabilidade.

Exemplos

Academicamente o Trade-off clássico é o entre armas e manteiga. Quanto mais se gasta em armas (Defesa Nacional), menos se pode gastar em manteiga (bens de consumo), mas há a necessidade de se gastar com armas para proteger a produção de manteiga. 

O trade-off entre a alta produção e a preservação do meio-ambiente.

Na logística, à primeira vista, pensou-se que a melhoria da qualidade aumentaria os custos, provocando um trade-off, mas o sistema logístico moderno demonstrou o contrário.


Sucesso a todos,

Comentários