Boa tarde gestores,
Um trade-off se refere,
geralmente, a perder uma qualidade ou aspecto de algo, mas ganhando
em troca outra qualidade ou aspecto. Isso implica que uma decisão
seja feita com completa compreensão tanto do lado bom, quanto do
lado ruim de uma escolha em particular.
A própria decisão de
estratégia competitiva genérica por preço ou por diferenciação é
um exemplo de trade-off, no projeto de um produto ou de um processo
de operações muitos trade-off´s aparecem e a equipe precisa
decidir qual caminho seguir. Perguntas como: Vamos possuir serviços
de luxo ou serviços econômicos? O que o meu público alvo espera? O
que os meus concorrentes já estão fornecendo? Quais as
oportunidades o mercado oferece?
Um bom exemplo de
trade-offs ocorre no caso do jogo de damas. Um jogador pode deixar o
adversário “comer” uma peça do seu jogo. Contudo esta atitude
permitirá que obtenha três peças do oponente na próxima jogada.
Isto é, para conseguir um bom resultado ele precisou abrir mão de
uma peça do seu lado.
Um outro exemplo de
trade-off, faz referência ao jogo de xadrez em que jogadores de
nível um pouco mais avançado criam, na abertura de uma partida, uma armadilha e perdem geralmente peões a fim de
garantir qualidade, desenvolvimento, harmonia e maior mobilidade
entre as peças tendo como conseqüência um bom desempenho de jogo
em troca de um ou mais peões perdidos.
Com isso, pode-se fazer
uma alusão dos trade-offs como medidas estratégicas, em que o
retorno não é imediato, mas sim através de resultados mais qualificados ao longo do tempo.
Trade-off estratégico
é a decisão de longo prazo que a empresa deve adotar. Por exemplo,
vender produtos caros sabendo que o concorrente de menor preço terá
maior fatia de mercado. O trade-off neste caso é não atender estes
clientes, que buscam menor preço e perder em market share para o
concorrente. A empresa então está abrindo mão em ter a maior
participação no mercado, o que não quer dizer que obteve menor
rentabilidade.
Exemplos
Academicamente o
Trade-off clássico é o entre armas e manteiga. Quanto mais se gasta
em armas (Defesa Nacional), menos se pode gastar em manteiga (bens de
consumo), mas há a necessidade de se gastar com armas para proteger
a produção de manteiga.
O trade-off entre a
alta produção e a preservação do meio-ambiente.
Na logística, à
primeira vista, pensou-se que a melhoria da qualidade aumentaria os
custos, provocando um trade-off, mas o sistema logístico moderno
demonstrou o contrário.
Sucesso a todos,
Sucesso a todos,
Comentários