Benchmarking


Bom dia gestores,
Bom dia gestores,

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente “performance” empresarial. 

A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking se inicia quando se constata que a empresa está perdendo rendibilidade. Quando a aprendizagem resultante do de benchmarking é aplicada de forma correta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas, no ambiente interno da empresa, no departamento que se fizer necessária a mudança.

Resumindo, o benchmarking é um processo de pesquisa que permite a ralização de comparações de processos, produtos,  serviços e melhores práticas de gestão, entre empresas, com o objetivo de obter vantagem competitiva.

Sucesso a todos,

Comentários