Balanced Scorecard - BSC

O balanced scorecard (BSC) ou simplesmente os Painéis de Desempenho, ferramenta de gestão empresarial criada na década de 1990 por Robert Kaplan e David Norton (Harvard Business School/1996), representa um esforço de integração entre gestão e estratégia empresarial. O BSC baseia-se em um sistema de avaliação de desempenho que complementa as medições financeiras com avaliações sobre o cliente, identifica os processos internos que devem ser aprimorados e analisa as possibilidades de investimentos em sistemas e em capacitação de recursos humanos que poderão mudar as atividades da empresa.

No sistema de Kaplan e Norton, as operações da empresa resultam de uma estrutura estratégica que deve ser continuamente reformulada. Após definidos os objetivos do planejamento estratégico (o que será feito de diferente e quais os meios utilizados para tal) e o raio de ação da empresa (o escopo, o público-alvo, o alcance de linhas de produtos etc.), o sucesso da sua execução irá depender do alinhamento e da interconexão entre os seus diversos elos: (na ordem, mapa estratégico, objetivos, metas financeiras, planejamento de operações, avaliação e revisão do planejamento) e também do engajamento dos funcionários, o que somente será obtido se estes compreenderem a estratégia e onde o seu trabalho se insere nesta, isto é, a que objetivos as suas atividades servem. Portanto, no BSC, as ações e atividades da empresa devem subordinar-se e alinhar-se à sua estratégia.

Vejam agora um vídeo que exemplifica de forma simples e objetiva o que foi retratado acima; apesar de toda a situação requerer uma discussão mais ampla e minuciosa; porém possível de ser realizada basta ter a disponibilidade e um engamento organizacional:

 



 Boa utilização desta ferramenta e sucesso a todos! 
   

Fontes:
REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 14, N. 29, P. 235-276, JUN. 2008-LEMOS, Dr. Mario L.Freitas (economista BNDES) -Um roteiro para análise da comcorrência e da estratégia competitiva.
Master Qual:
www.masterqual.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=n9emLlNCfNc&feature=BFa&list=ULqZiiq9Gmj2s&lf=mfu_in_order

Comentários