Bom dia gestores,
No livro "A arte da guerra" o general Sun Tzu aconselha:
A Análise SWOT é uma
ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de
ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento
estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a
sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de
cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma
multinacional, serve para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no
ambiente em questão.
A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
No livro "A arte da guerra" o general Sun Tzu aconselha:
“Concentre-se nos
pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e
proteja-se contra as ameaças ”
Os principais objetivos
dessa análise são, efetuar uma síntese das análises internas e
externas, identificar elementos
chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer
prioridades de atuação, preparar opções estratégicas, verificar
os riscos e problemas a resolver, realizar previsão de vendas em
articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa, podemos dividir esse cenário em :
Ambiente interno
(Forças e Fraquezas) – Principais aspectos, que diferenciam a
empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que
se pode gerenciar).
Strenghts – Vantagens
internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Weaknesses –
Desvantagens internas da empresa em relação às empresas
concorrentes.
Ambiente externo
(Oportunidades e Ameaças)- Corresponde às perspectivas de evolução
de mercado, fatores provenientes de mercado, decisões e
circunstâncias fora do controle e do poder de decisão da empresa).
Opportunities –
Aspectos positivos com potencial de fazer crescer a
vantagem competitiva da empresa.
Threats – Aspectos
negativos com potencial de comprometer a vantagem
competitiva da empresa.
As forças e fraquezas
são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam,
quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são
antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
O ambiente interno pode
ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é
resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios
membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for
percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e
quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para
controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo
está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de
não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo
com frequência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as
ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se
fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.
A combinação destes
dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e
Fraquezas; Oportunidades e Ameaças. Vão facilitar a análise e a
procura para tomada de decisões na definição das estratégias de
negócios da empresa.
Forças e Oportunidades
– Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao
máximo as oportunidades detectadas.
Forças e Ameaças –
Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos
das ameaças detectadas.
Fraquezas e
Oportunidades – Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos
negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as
oportunidades detectadas.
Fraquezas e Ameaças –
As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos
fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.
Como podemos verificar
a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de
poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos
fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos
efeitos dos pontos fracos das ameaças.
Devendo esta análise
ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o
impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio
e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes
fatores têm no negócio.
Sucesso a todos,
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